'Não vamos votar num deputado por posições políticas', diz líder do PT

Carlos Zarattini negou que haja um racha interno no partido com relação a quem a sigla deve apoiar na eleição para a presidência da Câmara

© Agência Brasil

Política câmara 31/01/17 POR Folhapress

O líder do PT na Câmara, Carlos Zarattini (SP), afirmou nesta terça-feira (31) que o partido não votará na eleição da Casa com base em "posições políticas" dos candidatos.

PUB

"O que está sendo discutido aqui é a direção do parlamento, nós não vamos votar em um deputado ou em outro por suas posições políticas", disse Zarattini em entrevista coletiva.

O deputado negou que haja um racha interno no partido com relação a quem a sigla deve apoiar na eleição para a presidência da Câmara, que acontece nesta quinta-feira (2).

"Existem várias posições políticas e vamos chegar a um consenso", afirmou.O PT se reúne às 15h desta terça para decidir como votará nas eleições internas.No início do ano, parecia certo que o partido votaria com o atual presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ), cuja sigla apoiou o impeachment de Dilma Rousseff em 2016, para garantir um lugar na Mesa Diretora.

Dificuldades nas negociações e a chance cada vez mais forte de partidos governistas formarem um bloco que excluiria o PT da Mesa fizeram o PT mudar de ideia.

Agora, a tendência é que o partido apoie André Figueiredo (PDT-CE) ou lance candidato próprio na disputa. O nome mais cotado é Paulo Teixeira (SP).

Caso não consiga um lugar na Mesa Diretora, o PT não descarta judicializar a questão para fazer valer um artigo do Regimento Interno da Câmara que garante espaço para a Minoria.

"Judicializar é ruim, mas podemos não ter outra saída", afirmou o líder do partido na Casa.

PROPAGANDA

Zarattini anunciou também que vai ingressar na Justiça Federal com uma ação popular contra o governo federal por causa da campanha publicitária sobre a reforma da Previdência.

Na ação, o líder do PT na Câmara requer que a propaganda seja suspensa e que o presidente Michel Temer, o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) e o secretário de Comunicação, Márcio Freitas, ressarçam os cofres públicos com os valores já gastos.

"O governo está gastando milhões nesta propaganda mentirosa da reforma da Previdência. Essa propaganda é terrorista", afirmou Zarattini. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Tragédia Há 20 Horas

Motorista de caminhão envolvido em acidente em MG se apresenta à polícia

mundo Estados Unidos Há 22 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo

fama Hollywood Há 21 Horas

Justin Baldoni é dispensado por agência após Blake Lively acusá-lo de assédio em filme

fama Relacionamento Há 17 Horas

Ginasta Julia Soares e ator Igor Jansen assumem namoro: 'Mais linda'

fama Realeza britânica Há 20 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

politica Justiça Há 21 Horas

Foragidos do 8/1 se frustram com Milei e ficam na mira da polícia na Argentina

economia Bahia Há 21 Horas

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD

fama Saúde Há 21 Horas

Preta Gil está acordada e conversando, mas segue na UTI, diz boletim médico

fama Escândalo Há 14 Horas

Espero que a acusação possa ajudar outras vítimas de retaliação, diz Blake Lively

esporte Futebol Há 13 Horas

Libertadores 2025 confirma todos os times e potes após definição na Colômbia