© José Cruz / Agência Brasil
Após o recesso de fim de ano, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) reiniciam os trabalhos nesta quarta-feira, a partir das 14 horas, quando será conhecido o nome do ministro que substituirá Teori Zavascki, morto em um acidente aéreo, no último dia 19, na relatoria da Lava Jato.
PUB
A sessão terá início com uma homenagem a Zavascki.
Desde a queda do avião que matou o ministro e mais quatro pessoas, em Paraty (RJ), especulações são feitas sobre o nome a ser escolhido pela presidente da Casa, Cármen Lúcia. Nos últimos dias, ela se reuniu com colegas, no intuito de tomar uma decisão.
De acordo com informações do portal G1, a hipótese mais provável é de que seja feito um sorteio entre os integrantes da Segunda Turma da Corte, composta por Celso de Mello, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli, e possivelmente mais um ministro, egresso da Primeira Turma, sendo Edson Fachin o nome mais provável.
O nome assumirá apenas os processos ligados à Petrobras, enquanto as cerca de 7.500 ações restantes deverão ser repassadas ao novo ministro, que será indicado pelo presidente Michel Temer.
Leia também: Fachin informa que se dispõe a mudar para Turma da Lava Jato