© Reprodução / Agência Senado
Na volta do recesso parlamentar, o Senado decidirá nesta quarta-feira (1) o nome que comandará a Casa pelos próximos dois anos, durante votação que acontece a partir das 16 horas.
PUB
Até lá, de acordo com informações do portal G1, muitos partidos, inclusive o PT, se reúnem durante a manhã, para fazer articulações e decidir sobre o nome que apoiarão.
Até o momento, dois senadores estão na disputa para suceder Renan Calheiros (PMDB-AL): Eunício Oliveira (PMDB-CE) e José Medeiros (PSD-MT).
Mas os registros das candidaturas podem ser feitos até instantes antes da votação.
Eunício é tido como favorito, inclusive apoiado pelo presidente Michel Temer, enquanto José Medeiros sequer conta com o apoio do partido dele.
Os senadores de PP, PSD, PTB, DEM e PSB também já anunciaram apoio ao candidato do PMDB.
Veja abaixo algumas das atribuições do presidente do Senado:
É o responsável por pautar os projetos que serão votados no plenário da Casa; Segundo na linha sucessória da Presidência da República (porque o país está sem vice-presidente), assume interinamente o Palácio do Planalto nas ausências do presidente Michel Temer e do presidente da Câmara; Presidente do Congresso Nacional, é o responsável por pautar as sessões conjuntas do Legislativo, formadas por deputados e senadores.Leia também: PMDB oficializa candidatura de Eunício à sucessão de Renan