Jornal é criticado por machismo contra prefeita de Roma

"Libero" usou expressão com duplo sentido no título de texto

© Reprodução

Mundo Notícias 10/02/17 POR Notícias Ao Minuto

Após apenas sete meses no cargo e cercada de escândalos relacionados a seus assessores, a prefeita de Roma, Virginia Raggi, foi mais uma vez assunto na Itália nesta sexta-feira, dia 10. Desta vez, no entanto, devido a um caso de machismo contra ela.

PUB

A polêmica começou quando o jornal "Libero" publicou uma matéria cuja manchete era "Patata Bollente" ("Batata Quente", em tradução livre) sobre "a vida agridoce de Raggi".

Em italiano, a expressão significa ter um problema nas mãos que precisa ser passado para outra pessoa. No entanto, a palavra "patata" também serve para designar o órgão sexual feminino.

Sendo assim, o jogo de palavras feito na manchete afirma que a prefeita está em apuros, mas também insinua que ela já teria passado por muitas mãos. A "brincadeira", vista como de mal gosto por dezenas de políticos e pelos italianos em geral, também remete aos boatos de que Raggi teria tido um caso com seu ex-chefe de gabinete Salvatore Romeo.

Os rumores ficaram mais fortes quando foi descoberto que a prefeita é beneficiária de duas apólices de seguro de vida em nome do político. Romeo renunciou ao cargo devido a pressões do seu partido, o Movimento 5 Estrelas (M5S), que o acusava de excluir outros membros da legenda das decisões da Prefeitura de Roma e de restringir o acesso a Raggi a um íntimo círculo de aliados.

Além disso, no começo desta semana, a italiana também passou a ser investigada por ter assinado uma deliberação que determinou a promoção de Romeo e triplicou o salário dele.

Algumas horas depois do episódio, Raggi comentou sobre o assunto no seu Facebook.

"Há um pensamento velho que ofende não apenas a mim, mas tantas mulheres e homens. Quero revelar um segredo a estes intelectuais: um prefeito também pode ser uma mulher. Agradeço a todos, mulheres e homens, que hoje manifestaram a sua solidariedade a mim. Ah, já estava esquecendo. Quando pedirei o ressarcimento por difamação, obviamente eu farei isso, juntarei ao valor 1,50 euro que gastei para comprar pela primeira e última vez este jornal", concluiu a prefeita.

Um dos primeiros a condenar a manchete foi o líder do M5S, Beppe Grillo, que na semana passada declarou publicamente seu apoio à prefeita.

"Libero, aqui está a informação italiana!", comentou ironicamente o comediante no Twitter, incentivando seus seguidores a mandarem mensagens de protesto ao jornalista responsável pelo artigo e ao diretor da publicação.

"Não sei se isso é machismo ou simplesmente idiotice, mas de qualquer maneira me enoja. Minha solidariedade a Virginia Raggi.

A imprensa superou todos os limites", disse o vice-presidente da Câmara dos Deputados da Itália, Luigi Di Maio, também do M5S.

A presidente da Casa, Laura Boldrini, também defendeu a prefeita romana, chamando o "Libero" de "jornalismo lixo". Por outro lado, o diretor da publicação, Vittorio Feltri, disse que o título não tinha um duplo sentido e que já havia sido usado para relatar as noitadas do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi com a marroquina Karima El Mahroug, a Ruby, sem nenhuma reclamação.

"Em 2011 foi feito o mesmo título para Ruby e ninguém disse nada. Se fazemos isso com Raggi não pode? Por quê? Dois pesos e duas medidas, que diferença há entre Raggi e Ruby? Não são duas pessoas dignas de respeito? [...] O duplo sentido, eventualmente, é dado por quem lê e não por quem escreve", afirmou Feltri. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 17 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Justiça Há 12 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

esporte Prisão Há 17 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Festas Há 16 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Saúde Há 10 Horas

Filho de Faustão fala sobre a saúde do pai após transplantes

fama Televisão Há 16 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Música Há 17 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

economia Consumos Há 16 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

politica STF Há 17 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

justica Investigação Há 16 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)