Pelo celular, robô agenda serviços de atendimento no Poupatempo em SP

Objetivo da tecnologia é permitir a marcação do atendimento para requisição de documentos nas centrais do programa no estado

© DR

Tech 'Poupinha' 11/02/17 POR Folhapress

O Poupatempo está oferecendo, em caráter de teste, um sistema de atendente virtual para dar informações e agendar horários pelo celular. A ideia é que seja possível marcar atendimento nas centrais do programa para requisição de documentos e outros serviços no Estado de São Paulo, assim como se envia uma mensagem para um amigo.

PUB

Trata-se de um robô que pode ser contatado pelo aplicativo de mensagens do Facebook ou então pelo site do programa. Ele realiza os agendamentos em tempo real. O sistema oferece horário de atendimento para todos os tipos serviço nas unidades do Poupatempo e também esclarece dúvidas dos usuários.

Segundo o superintendente de Novos Projetos do Poupatempo, Ilídio Machado, o sistema deve ajudar a diminuir as filas e melhorar a eficiência dos serviços públicos. "O atendente virtual foi criado para incentivar os cidadãos a marcar dia e hora para atendimento antes de ir aos postos", afirma, em nota.

Pelo menos metade das pessoas que utilizam o Poupatempo vão às unidades de atendimento sem agendar o horário, correndo o risco de não conseguir o que precisam ou levar mais tempo do que o necessário, de acordo com informações do serviço.

O robô foi desenvolvido pela empresa Nama-Inteligência Artificial, que foi selecionada em um edital do Governo do Estado de São Paulo destinado a desenvolver soluções para a prestação de serviços públicos. O Poupatempo afirma que o sistema ainda está em fase de testes, mas, caso seja aprovado, será contratado por meio de licitação.

Um diferencial do sistema é que ele é capaz de conversar com centenas de usuários simultaneamente, e os dados ficam registrados para análises posteriores. Quanto mais usado, quanto mais conhecimento o atendente acumula e tanto mais é capaz de dar uma resposta melhor todo dia.

De acordo com o informações do Poupatempo, nos 33 primeiros dias em que esteve em funcionamento, o robô atendeu cerca de 5.300 usuários e completou com sucesso mais de 53 mil agendamentos. Foram mais de 2,4 milhões de mensagens trocadas com o Poupinha, nome pelo qual o sistema foi batizado. Com informações da Folhapress. 

Leia também: Brasileiros criam teste capaz de diagnosticar Alzheimer em 30 minutos

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Harry e Meghan Markle Há 7 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama Vídeo Há 7 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

politica Investigação Há 7 Horas

PF põe Bolsonaro como líder de organização e vê viagem aos EUA como parte de plano, diz TV

politica Investigação Há 7 Horas

Bolsonaro liderou, e Braga Netto foi principal arquiteto do golpe, diz PF

brasil Goiás Há 8 Horas

Piloto de avião que caiu em Goiás mandou vídeo dentro de aeronave

fama Viralizou Há 8 Horas

Rafa Vitti cita segredo sexual de Tatá na frente do pai da apresentadora

economia Banco do Brasil Há 9 Horas

Banco do Brasil: Clientes aplicaram R$ 4,7 mi no Tesouro via WhatsApp desde lançamento

fama Ron Ely Há 9 Horas

Revelada causa da morte de Ron Ely, ator de 'Tarzan'

fama MARIA-FLOR agora mesmo

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

fama Presos Há 6 Horas

Famosos que foram presos várias vezes: Quem tem o recorde?