Trump e Trudeau minimizam desavenças em primeira reunião

Presidente dos Estados Unidos recebeu o premier do Canadá

© REUTERS/Kevin Lamarque

Mundo coletiva 13/02/17 POR Notícias Ao Minuto

Os temas de imigração e comércio dominaram o encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, nesta segunda-feira (13), na Casa Branca.

PUB

Em sua primeira reunião desde a posse do republicano, os dois líderes tentaram mostrar um clima amistoso, apesar das divergências em questões cruciais envolvendo suas nações. Nas últimas semanas, Trump ameaçou abandonar o Nafta, acordo de livre comércio que inclui Canadá e México, e suspendeu a entrada de imigrantes de sete países de maioria muçulmana e o recebimento de novos refugiados.

Por sua vez, Trudeau é a favor de manter o Nafta, embora não tenha se recusado a renegociá-lo, mas procurou mostrar sinais de acolhimento após as medidas anti-imigração do presidente dos Estados Unidos. "Há respeito recíproco na base de nossa estreita relação, um respeito que permite tal proximidade", declarou o primeiro-ministro, acrescentando que teve uma conversa "muito produtiva" com Trump.

Já o norte-americano disse que EUA e Canadá "atuarão juntos para proteger os postos de trabalho" na América do Norte e para combater a "ameaça do terrorismo". Trudeau levou como presente uma foto do republicano ao lado de seu pai, o ex-premier Pierre Trudeau. "Vou colocar em um lugar muito especial", afirmou Trump.

Sem entrar em polêmica sobre as desavenças, o primeiro-ministro canadense destacou que seu povo não espera que ele "dê lições a outro país" e que "segurança e imigração devem trabalhar juntas", mas mantendo o respeito aos "valores" nacionais. Já Trump disse que sua ofensiva contra imigrantes clandestinos tem como objetivo "expulsar os criminosos".

Trudeau, 45, e Trump, 70, possuem visões opostas sobre o mundo. O canadense é um liberal (no sentido norte-americano da palavra) que defende o livre comércio, recebeu 40 mil refugiados sírios e colocou mulheres em metade de seu gabinete.

Já o norte-americano quase não deu espaço para o sexo feminino no primeiro escalão de seu governo, possui uma postura protecionista na economia e já tomou medidas duras contra imigrantes e refugiados.

Mais de 75% das exportações do Canadá têm como destino os Estados Unidos, onde 18% das vendas ao exterior vão parar no seu vizinho do norte. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 9 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 9 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 23 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 2 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

brasil Tragédia Há 10 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

tech Aplicativo Há 9 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

fama Emergência Médica Há 10 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

fama Condenados Há 17 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

brasil Tragédia Há 9 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama 80s Há 19 Horas

Os casais mais icônicos dos anos 1980