Temer diz que escolherá novo ministro da Justiça 'logo, logo'

Diante da repercussão negativa a nomes indicados pelo PMDB, presidente avalia nomear ex-ministro do STF Carlos Velloso para comando do ministério

© Beto Barata/PR

Política GOVERNO 15/02/17 POR Folhapress

O presidente da República, Michel Temer, disse na noite desta terça-feira (14) que escolherá seu novo ministro da Justiça e Segurança Pública "logo, logo".

PUB

A declaração em tom de brincadeira foi dada à reportagem quando Temer deixava uma casa de festas onde ocorre a festa de posse da nova diretoria da Frente Parlamentar da Agropecuária, evento que reuniu ministros, parlamentares e o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Gilmar Mendes.

Diante da repercussão negativa a nomes indicados pelo PMDB, o presidente Michel Temer sondou e avalia nomear o ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Carlos Velloso para o comando do ministério.

Velloso tem aval do PSDB, principal aliado da gestão peemedebista, e contempla o perfil "inquestionável" defendido por assessores do presidente. Para eles, o novo ministro não pode dar margem a críticas da opinião pública, principalmente no que diz respeito a possíveis interferências na Lava Jato.

A bancada do PMDB da Câmara fez críticas veladas nesta tarde à possibilidade de o PSDB avalizar a indicação de mais um ministro.

Os deputados queriam indicar o colega Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), que foi praticamente descartado pelo Planalto após a Folha mostrar que o parlamentar já criticou o poder de investigação do Ministério Público, um dos principais atores da Operação Lava Jato.

Em um rápido discurso, Temer comemorou o que considerou uma rápida tramitação da reforma da Previdência e pediu apoio dos ruralistas para a reforma do sistema tributário.

"Quando vejo que nós já conseguimos mandar a reforma da Previdência em brevíssimo tempo, com a presença fortíssima do Osmar Serraglio na Comissão de Constituição e Justiça [CCJ], em menos de dez dias, ao final do ano, nós conseguimos aprovar a admissibilidade da reforma da Previdência, aquilo que ia levar dois anos para que fizéssemos, estamos realizando, praticamente, em seis, sete meses", afirmou o presidente.

Antes de Temer, discursou Gilmar Mendes, que destacou a presença à mesma mesa dos ministros da Agricultura, Blairo Maggi, e do Meio Ambiente, Sarney Filho."[São] forças políticas muito diversas que se somam tendo em vista um interesse comum. Acho que este é um símbolo também do seu governo", afirmou o ministro do TSE ao presidente Michel Temer, que acompanhou o discurso em uma mesa diante do palco.

Caberá ao TSE julgar ações que pedem a cassação da chapa formada por Temer e pela ex-presidente Dilma Rousseff. Com informações da Folhapress.

Leia também: Ministro do STF mantém nomeação de Moreira Franco

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 19 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 1 Hora

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Hollywood Há 21 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 21 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

esporte Futebol Há 21 Horas

Ex-companheiros ajudam filho de Robinho, que começa a brilhar no Santos

esporte Tênis Há 23 Horas

Fonseca evita comparações com ídolos do tênis: "Quero só ser o João"

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Luxo Há 23 Horas

Jeff Bezos se casará em Aspen com festa de R$ 3,5 bilhões e convidados famosos

brasil Tragédia Há 20 Horas

Duas mulheres seguem em estado grave após explosão de avião que caiu em Gramado

fama Família Há 20 Horas

Está 24 horas presente, diz Iza sobre Yuri Lima, pai de Nala