© iStock
Atingir o orgasmo é ótimo para a saúde, a pele, o estado emocional e até para controlar o estresse. O clímax do prazer é um dos pontos altos da relação sexual, mas, para muitas mulheres, é um objetivo muito difícil de ser atingido e há até quem afirme que nunca sentiu um.
PUB
Leia também: Existe ejaculação feminina?
"Toda mulher pode sentir e sabe reconhecer um orgasmo", afirma Amaury Mendes Júnior, ginecologista, terapeuta sexual e professor do ambulatório de sexologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), em entrevista ao UOL.
O especialista, Paula Napolitano, terapeuta sexual e Walkíria Fernandes, terapeuta sexual, listam 10 fatores que podem fazer com que o orgasmo feminino seja difícil de ser alcançado. Conheça:
1. Educação repressora durante a infância, que pode criar um bloqueio na busca pelo prazer ao dar a ideia de que o prazer é uma coisa suja, proibida e até mesmo pecaminosa.
2. Não conhecer o próprio corpo através da masturbação, e não descobrir do que gosta e como gosta.
3. Estresse, que causa cansaço, impaciência e indisponibilidade.
4. Pressão do parceiro para que a mulher atinja o orgasmo, estressando a mulher.
5. Vergonha do próprio corpo.
6. Falta de diálogo com o parceiro, que gera insegurança e ansiedade.
7. Ciclo menstrual altera a produção de hormônios, principalmente durante a Tensão Pré-Menstrual (TPM), período que registra uma queda de libido para a maioria das mulheres.
8. Experiências negativas no passado, como abuso sexual ou moral.
9. Ansiedade, principalmente em relação ao próprio desempenho, que dificultam a vida sexual de maneira geral.
10. Medicação, como anticoncepcionais e antidepressivos, e álcool.