© Reuters
Contrariando o presidente Donald Trump, a embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas, Nikki Haley, afirmou nesta quinta-feira (16) que a Casa Branca "apoia a solução dos dois Estados" no Oriente Médio.
PUB
Um dia antes, o republicano havia promovido uma mudança histórica no posicionamento de Washington e dito que a paz na região não passa necessariamente pela criação de um Estado palestino, ideia que vigorava havia mais de 20 anos na Casa Branca.
"O governo suporta a solução dos dois Estados, mas precisamos de ideias frescas. A solução virá de israelenses e palestinos", declarou Haley em uma coletiva de imprensa na sede da ONU, em Nova York.
A postura vai de encontro às frases de Trump no dia anterior, ditas durante a visita do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, a Washington. "Estou olhando para as soluções de um Estado e dois Estados e gosto daquela que as duas partes gostarem", afirmara o presidente dos EUA.
Nesta quinta, palestinos alertaram o republicano de que o abandono da política dos dois Estados pode "destruir as chances de paz" no Oriente Médio. (ANSA)