© iStock
PUB
Símbolo de praticidade, as frutas descascadas e cortadas que são encontradas nas prateleiras dos supermercados se apresentam como uma excelente opção de lanche saudável, para quem não tem tempo de preparar algo em casa. Mas, será que elas são realmente saudáveis?
Leia também: Como e onde armazenar alimentos para durarem mais?
Especialistas afirmam que não muito, revela o UOL. "Quanto mais tempo se passa desde que se corta uma fruta, maior é a possibilidade de oxidação e perdas superficiais, como de água e de vitamina C", diz a nutricionista Paula Castilho, em entrevista ao site. Por esta razão, a especialista aconselha comer as frutas logo após descascá-las.
Já para o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, há um outro agravante com relação às frutas descascadas e embaladas: "Tudo que gera manipulação gera bactérias". Entre as doenças que podem ser adquiridas com frutas pré-manipuladas estão diarreia e salmonella.
O biomédico ainda indica como lavar bem as frutas. Confira:
1. Deixe na geladeira por duas horas, pelo menos.
2. Lave em água corrente uma por uma, retirando cabinhos e folhas.
3. Em 1 litro de água e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio, deixe as frutas imersas por 20 minutos. Depois, lave novamente.
4. Passe as frutas em uma outra solução de duas colheres de sopa de vinagre branco por litro de água e depois enxague. Desta maneira consegue-se retirar 90% do agrotóxico que está na superfície.
5. Pegue 1 litro de água e coloque duas colheres de sopa de água sanitária. Deixe as frutas nesta solução por 10 minutos.
6. Enxague de novo. Agora sim a fruta estará livre de bactérias.
Dicas: Higienize sua mão, não use tábua de madeira, use luvas, e tábua de corte de plástico que não tenha sido usada muitas vezes ou vidro.