© iStock
Doença inflamatória crônica e que deixa a pele extremamente sensível, a rosácea é caracterizada pelo surgimento de regiões avermelhadas — nas bochechas, queixo, testa e nariz principalmente — e tem tratamento complexo, com proteção extrema contra os raios solares.
PUB
"Mas um novo medicamento tópico com propriedades constritoras dos vasos se mostrou capaz de reduzir o fluxo sanguíneo da região com vermelhidão aparente, melhorando os sintomas desta alteração da pele", conta o consultor e pesquisador em Cosmetologia Lucas Portilho, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma. "Além disso, esta terapia inovadora é capaz de gerar resultados após 30 minutos da primeira aplicação", acrescenta.
Leia também: Efeito rebote: reação do organismo estimula oleosidade e piora acne
De acordo com o especialista, brimonidina é o nome da substância que age de maneira a provocar vasoconstrição e acabar com a vermelhidão em poucos minutos segundo estudos. Segundo Lucas, a aplicação tópica uma vez ao dia de brimonidina a 0,5% teve um bom perfil de segurança e apresentou bons resultados no tratamento de pacientes com rosácea, inclusive com eritema de moderado a grave.
Lucas ressalta que, nos estudos, durante o tratamento com brimonidina, não foram observados efeitos como taquifilaxia (redução rápida do efeito por uso contínuo), efeito rebote ou agravamento dos sintomas da rosácea.