Nos partidos, indisciplina dá mais punição que corrupção

Códigos de ética adotados por grupos políticos brasileiros preveem punições como desfiliação para quem desrespeitar vontades da direção dos partidos

© DR

Política código de ética 26/02/17 POR Estadao Conteudo

Os códigos de ética da maioria dos partidos fazem raras referências a atos de improbidade ou desvios de conduta e costumam privilegiar a previsão de punições para indisciplina partidária. Um exemplo é o PR, em que as sanções mais severas foram aplicadas a parlamentares que votaram contra a orientação do partido. Foi assim com Sandro Mabel, em 2011, quando ele concorreu à presidência da Câmara enquanto a orientação era apoiar o candidato do PT, Marco Maia (RS). Também foram punidos os deputados Clarissa Garotinho (RJ), Zenaide Maia (RN) e Silas Freire (PR) por votarem contra a PEC do Teto, no fim do ano passado. O partido havia orientado voto a favor. Mabel e Clarissa pediram desfiliação após a aprovação da decisão do partido de expulsá-los. Maia e Freire foram afastados.

PUB

Enquanto isso, caciques como o ex-deputado Valdemar Costa Neto e o ex-governador do Rio Antony Garotinho não receberam qualquer punição do partido mesmo depois de terem sido presos. Valdemar foi condenado a 7 anos e 10 meses de prisão no processo do mensalão, em 2012. Já Garotinho passou uma semana sob custódia, em novembro passado, em meio às investigações sobre uso do programa social Cheque Cidadão para compra de votos.

De acordo com o presidente do PR, deputado Antonio Carlos Rodrigues (SP), Costa Neto se desfiliou do partido em 2013, após ser condenado. "Não tem sanção para quem não é do partido", justifica. Sem filiação partidária, Costa Neto hoje é oficialmente funcionário do PR, responsável por "questões administrativas para as regiões Norte e Nordeste", segundo o presidente. Na prática, dá as cartas nas principais ações da legenda.

Já Garotinho deve enfrentar um processo de expulsão logo após o carnaval. O motivo, no entanto, nada tem a ver com as acusações que o levaram à prisão. Deve-se à uma irregularidade na veiculação da propaganda partidária na TV que resultou na condenação, pela Justiça Eleitoral, na perda de todas as 80 inserções nacionais que o PR teria direito no primeiro semestre deste ano. "A prisão não tinha caráter definitivo", disse o presidente do partido.

No PSDB paulista, o conselho de ética do diretório estadual instaurou no ano passado um processo disciplinar para apurar a conduta de Luiz Roberto dos Santos, o Moita, ex-chefe de gabinete da Casa Civil do governo de São Paulo. Ele foi citado em investigação sobre fraude na compra de merenda. O processo, porém, nunca avançou."Não achamos a ficha de filiação dele", afirmou o deputado estadual Pedro Tobias, presidente do PSDB paulista.

Em outro ocasião, o conselho agiu rápido ao ameaçar de expulsão o ex-vereador Andrea Matarazzo por discordar em apoiar o então pré-candidato à Prefeitura de São Paulo João Doria. Matarazzo, porém, migrou para o PSD antes de qualquer processo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Aposentados Há 7 Horas

Aposentadorias do INSS com reajuste serão pagas entre 27 de janeiro e 3 de fevereiro

brasil Rio de Janeiro Há 8 Horas

Mulher descobre traição do marido e expõe os dois na igreja; vídeo

fama Goiás Há 4 Horas

Ex-mulher de Ney Latorraca, 'se aposenta' e vai morar em GO: 'sou rica'

mundo Japão Há 8 Horas

Assassina conhecida como 'Viúva Negra' morre no corredor da morte

esporte Violência Há 7 Horas

Cunhado da irmã de Endrick, do Real Madrid, é morto a tiros no Distrito Federal

fama Celebridades Há 10 Horas

Relembre grandes nomes que nos deixaram em 2024

mundo Rússia Há 5 Horas

Putin pede desculpa por queda de avião que matou 38 pessoas

fama DNA Há 4 Horas

Quem é a mulher que afirma ter filha de 10 anos com Neymar

lifestyle Câncer Há 10 Horas

Quatro sinais do câncer colorretal que não devem ser ignorados

fama OLIVIA-HUSSEY Há 7 Horas

Morre Olivia Hussey, protagonista de 'Romeu e Julieta' e 'Noite do Terror'