© NASA
A União Astronômica Internacional (UAI) aprovou oficialmente os nomes para montes, vales e outros objetos da superfície de Plutão. Assim, o famoso "coração" de Plutão poderá receber nome do satélite soviético Sputnik-1 em breve, informa o site Space.com.
PUB
Na opinião de Alan Stern, chefe da missão espacial New Horizons, foi escolhida a "temática muito interessante e bonita para público a fim de atribuir nomes ao relevo na superfície de Plutão e dos seus satélites". Os nomes foram escolhidos através de votação na Internet da qual participaram astrônomos e usuários da rede global, totalizando 500 mil pessoas.
Para acelerar o processo de definição de nomes para uma grande variedade de objetos, estes foram submetidos à analise da UAI. Apenas agora os especialistas da entidade terminaram a primeira etapa da análise ao aprovar a temática referente a "nomes de deuses, heróis, mundo subterrâneo, cientistas, viajantes e aparelhos espaciais".
Espera-se que dento de algum tempo o "coração" de Plutão passe a se chamar "vale de Sputnik", enquanto várias formas de relevo ganharão nomes de cientistas russos e soviéticos e até de cães "espaciais". Além disso, a inteira região na linha equatorial do planeta, onde o "vale de Sputnik" está situada, receberá o nome de Clyde Tombaugh, descobridor de Plutão. Com informações da Sputnik News Brasil.
Leia também: Sonda da Nasa tira fotos de estrutura misteriosa nos anéis de Saturno