Smartphones estão nas mãos de 62% dos brasileiros, diz Google

O resultado faz parte do estudo "Google Consumer Barometer"

© iStock

Tech Pesquisa 27/02/17 POR Folhapress

A fatia dos consumidores brasileiros que usam smartphones cresceu mais de quatro vezes nos últimos cinco anos. Enquanto em 2012 apenas 14% usavam telefones do gênero, no ano passado, a penetração dos aparelhos atingiu 62%.O resultado faz parte do estudo "Google Consumer Barometer" (barômetro do consumidor), que a companhia realiza anualmente junto a empresa de pesquisas Kantar TNS.

PUB

O crescimento da penetração de smartphones no Brasil nos cinco anos analisados foi mais acentuado do que no conjunto dos 40 países nos quais a questão foi analisada, reduzindo a distância do país em relação aos demais mercados.Em 2012, 33% dos consumidores possuíam um smartphone, percentual que passou para 70% em 2016.

O Brasil também se destaca como um dos países em que o acesso à internet é feito prioritariamente a partir dos aparelhos.O estudo apontou que 59% dos brasileiros usam os smartphones como meio mais frequente de acesso à rede.

Quando considerados todos os países, o percentual dos que acessam mais via celulares cai para 33% -65% dos participantes afirmam que acessam a internet pelo celular na mesma frequência que pelo desktop.

Comportamento

O avanço dos smartphones no mercado provocou mudanças de comportamento que foram identificadas pelo Google. A relação começa desde a hora de acordar: 65% dos usuários de smartphones brasileiros afirmam usar o aparelho como despertador e 59% como principal relógio.

No mesmo grupo, 64% disseram fazer fotos com o smartphone diariamente e 60% ouvem música todos os dias. Semanalmente, 65% usam os aparelhos para acessar uma rede social e 50% para assistir vídeos.

Outras mudanças de hábito que poderiam ser trazidas pelos aparelhos, porém, ainda são menos significativas: Apenas 20% dos brasileiros usam o celular para buscar informações sobre produtos.

Além disso, apenas 12% dos usuários de smartphones mundo afora usam os aparelhos como meio principal de leitura de livros e revistas e 7% para monitorar atividades físicas, informações sobre saúde e dieta.

Metodologia 

Para chegar aos dados, foram combinados dois estudos. O primeiro envolveu entrevistas presenciais e telefônicas com 1.000 pessoas de cada país analisado e o segundo 3.000 questionários online. Com informações da Folhapress. 

Leia também: Nokia confirma o lançamento do querido 3310

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Atentado Brasília Há 22 Horas

Imagens mostram autor do ataque ao STF detonando explosivo em Brasília

fama Liam Payne Há 22 Horas

Liam Payne teria ameaçado ex com "pornô de vingança" antes de falecer

fama Viih Tube Há 6 Horas

Viih Tube vai para UTI e passa por transfusão após complicações no parto

mundo Dylan Thomas Há 4 Horas

Herdeiro de R$ 1,6 bilhão, de 24 anos, é preso após matar amigo

fama Viih Tube Há 5 Horas

Viih Tube permanece na UTI após complicações no pós-parto de Ravi

politica STF Há 23 Horas

Moraes diz que explosões no STF não são fatos isolados e que não há pacificação com anistia

fama Bia Miranda Há 2 Horas

Bia Miranda revela gravidez de gêmeos e perda de um dos bebês

fama Miguel Azevedo Há 5 Horas

Filho do cantor gospel J Neto morre um mês após pai sofrer infarto

politica EXPLOSÃO-DF Há 6 Horas

Ex-mulher afirma à PF que autor de explosões planejava matar Moraes

mundo EUA Há 2 Horas

Americano desperta do coma após choque elétrico de 4.160 Volts na cabeça