© Ascom/MCTIC
O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a empresa Ericsson firmaram parceria para a criação de um Polo de Inovação em Internet das Coisas (IoT) focado em segurança pública.
PUB
Uma carta de intenções de cooperação, assinada no último domingo (26) pelo ministro Gilberto Kassab e o presidente da Ericsson Brasil, Sérgio Quiroga, em Barcelona, na Espanha, prevê a participação de empresas, startups, operadoras e universidades na criação do polo em São José dos Campos (SP).
"A parceria nos dará a oportunidade de colher subsídios para fortalecer a segurança pública", afirmou o ministro Gilberto Kassab.
Segundo o secretário de Política de Informática do MCTIC, Maximiliano Martinhão, o objetivo é promover o uso da Internet das Coisas nas atividades de segurança pública. "Vamos convocar desenvolvedores para criar aplicativos para a área, chamar as universidades para participar desse desenvolvimento e convidar os gestores públicos para conhecer as ferramentas."
Uma solução já existente em São José dos Campos conta com sistema de controle e monitoramento com 500 câmeras, integração de smart software e 205 quilômetros de cabos de fibra óptica. Com a parceria entre o MCTIC e a Ericsson, novas tecnologias devem ser desenvolvidas para aumentar a segurança de cidadãos, empresas e instituições.
O ministro Gilberto Kassab e o secretário Maximiliano Martinhão estão em Barcelona para o Mobile World Congress, evento mundial de tecnologia.
LEIA TAMBÉM: Grupo de jovens brasileiros tenta 'vaquinha' para competir na Nasa