© Reuters
Já o time carioca deixou o G4, posto que ocupava desde a quinta rodada do Brasileirão. Caiu para quinto lugar, dois pontos atrás do Goiás (56 a 54).
PUB
A Lusa começou melhor no Maracanã, com mais velocidade e os laterais abertos. Isso desnorteou um pouco o Botafogo, que não conseguiu se impor de início. O domínio do visitante se deu até o gol mal anulado de Valdomiro, com 21 minutos de jogo. A partir de então, o time carioca passou a atuar com mais aplicação e criou algumas chances. Numa delas, Elias, de bicicleta, quase fez um belo gol. A bola tocou a rede, pelo lado de fora.
O craque holandês Seedorf também esteve por marcar, num lance em que chutou fraco diante de Lauro. O goleiro da Lusa, no entanto, fez a defesa. Ainda no primeiro tempo, em duas cobranças de falta, Edílson levou perigo ao adversário, mas o Botafogo não marcou.
Atendendo pedidos de Seedorf, a torcida do Botafogo apoiava o time. Mas o entusiasmo foi perdendo fôlego. E no intervalo, se não houve vaias, também não se registraram aplausos. No segundo tempo, a Portuguesa também começou com mais vontade. Falhava, porém, nas finalizações. Os botafoguenses, impacientes, erravam passes e tinham dificuldade de furar o bloqueio defensivo da Lusa.
Lauro voltou a se destacar em lances isolados. Salvou um gol nos pés de Elias e também fez grande defesa em conclusão de Dória no último minuto, evitando a vitória do Botafogo. O empate não foi bem aceito pelos torcedores botafoguenses, que vaiaram o time ao término do jogo, aflitos com a possibilidade cada vez maior de o time não obter a classificação para a Libertadores.
FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO 0 X 0 PORTUGUESA
BOTAFOGO - Jefferson; Edílson, Bolívar, Dória e Júlio César; Marcelo Mattos, Gabriel, Hyuri (Octávio) e Seedorf; Rafael Marques (Henrique) e Elias (Bruno Mendes). Técnico - Oswaldo de Oliveira.
PORTUGUESA - Lauro; Luis Ricardo, Lima, Valdomiro e Bryan; Willian Arão, Bruno Henrique, Moisés (Corrêa) e Souza (Carlos Alberto); Diogo (Henrique) e Gilberto. Técnico - Guto Ferreira.
ÁRBITRO - Emerson de Almeida Ferreira (MG).
CARTÃO AMARELO - Marcelo Mattos, Luiz Ricardo, Diogo e Valdomiro.
CARTÃO VERMELHO - Gilberto.
RENDA - R$ 180.290,00.
PÚBLICO - 7.654 pagantes.
LOCAL - Estádio do Maracanã, no Rio.