Malásia anuncia a expulsão do embaixador da Coreia do Norte

Kang Chol tem 48 horas para deixar o país

© Athit Perawongmetha / Reuters

Mundo persona non grata 04/03/17 POR Folhapress

O Ministério das Relações Exteriores da Malásia anunciou que o governo do país expulsou o embaixador da Coreia do Norte. A decisão foi tomada após suas críticas às investigações sobre a morte de Kim Jong-nam, o meio-irmão do ditador norte-coreano, Kim Jong-un.

PUB

O chanceler Anifah Aman divulgou um comunicado informando que o embaixador Kang Chol tem 48 horas para deixar a Malásia.

No início da semana, a Malásia exigiu que o governo da Coreia do Norte pedisse desculpas por críticas à investigação sobre o assassinato ocorrido no aeroporto de Kuala Lumpur. Como isso não ocorreu, o governo decidiu expulsar o embaixador.

Também deportado da Malásia, o químico norte-coreano Ri Jong Chol acusou polícia malasiana de ameaçar matar sua família para forçá-lo a confessar participação no assassinato. Segundo ele, a Malásia criou um plano para atacar a honra da Coreia do Norte.

Ri foi preso quatro dias após o assassinato, mas a polícia não revelou sua ligação com o crime. Duas mulheres foram acusadas de terem matado Kim Jong-nam usando uma arma química.

Distante do governo, Kim Jong-nam, de 45 anos, morreu em 13 de fevereiro envenenado por um gás neurotóxico que, segundo a Malásia, seria o agente VX, uma versão mais letal do gás sarin.

Desde o assassinato, a Coreia do Sul acusa a do Norte de eliminar Kim Jong-nam. Pyongyang rejeita a acusação e o encaminhamento da investigação malasiana.

TERRORISMO

Também neste sábado, o governo da Coreia Norte alertou os Estados Unidos de que "pagarão caro" se voltarem a incluir a Pyongyang na lista de países que incentivam o terrorismo, depois do assassinato do meio-irmão do líder norte-coreano Kim Jong-Un no mês passado, na Malásia.

"Os Estados Unidos vão tomar conhecimento do alto preço a pagar por suas acusações sem fundamento", afirmou o porta-voz da chancelaria norte-coreana, citado pela agência oficial KCNA.

A fonte assegurou que Pyongyang se opõe a "todas as formas de terrorismo" e acusou os Estados Unidos de quererem prejudicar sua reputação. Com informação da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 17 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 19 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 19 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 18 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 20 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 20 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 20 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 19 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 20 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 18 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia