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Começar um negócio é uma opção que proporciona diversas vantagens, como flexibilidade de horário e poder de gerenciamento de agenda, maior possibilidade de escolha de clientes e alinhar os trabalhos às necessidades de ganhos. Em tempos de crise, muitos brasileiros estão optando por esse caminho.
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Em contrapartida, existem as dificuldades relacionadas a essa opção, principalmente, na área administrativa, por ser o empreendedor, na maioria das vezes, especializado no seu ramo de atuação, não possuindo capacitação em áreas administrativas como formação de preços, custos, fluxo de caixa e gerenciamento.
Mas como se aprimorar dentro dessa realidade? Veja algumas orientações sobre o tema:
Reduza custos – um grande erro que observo são profissionais que iniciam os negócios e fazem pesados investimentos com aluguel, montagem de escritório, esse é um erro. Nessa hora o caminho deve ser buscar espaços que possibilitem o melhor atendimento, mas que eliminem os custos altos de atendimento, telefonia, condomínio e manutenção.
Dependendo do ramo de atividade, um espaço de coworking pode sem o caminho inicial, pois geralmente, pagando um único valor se terá todo o suporte necessário nesse campo. Com o crescimento do negócio, se poderá analisar outras opções, mas o custo sempre terá que ser uma prioridade.
Conquiste uma carteira de clientes – a conquista de cliente é um passo fundamental, mas como fazer isso? Hoje existem muitos caminhos, podendo desenvolver ações publicitárias e de marketing online. Se preocupe com os resultados das ações, vejo muitos profissionais gastando muito dinheiro em ações que não atingem o seu público. Um dos caminhos mais certeiros que vejo para quem está iniciando um projeto é buscar conhecer pessoas e parceiros que possam impulsionar os negócios. Por isso, é importante estar no espaço certo e não se isolar em um quartinho esperando o cliente chegar. Nesta hora é preciso ser visto, para fazer negócios.
Busque capacitação administrativa – como dito, grande maioria dos profissionais esbarram na falta de capacitação administrativa, assim, o melhor caminho é a capacitação. Hoje, com o advento da internet, há a possibilidade de ter acesso fácil às informações, assim, abuse desse meio. Todavia, também é fundamental que o profissional vá atrás de cursos, palestras e treinamentos sobre o tema. A troca de vivência e um aprendizado personalizado com certeza fará toda diferença nessa hora, lembrando que, por mais que hajam padrões administrativos, cada caso deve ser tratado isoladamente.
Profissionalize o atendimento – conquistar um cliente é um longo caminho, mas, por incrível que pareça, vejo muitos profissionais conseguem jogar tudo fora por causa de um atendimento inadequado, por isso, não se esqueça que seu chefe é seu cliente, e ofereça para ele o seu melhor. Se não tiver verba para uma atendente, busque um escritório de coworking, onde as recepcionistas fazem essa função para os locatários, podendo até personalizar o atendimento e anotar os recados. Lembrando que não se deve deixar o cliente esperando, as respostas devem sempre ser muito rápidas e faça reuniões constantes.
Busque aprimoramento profissional – já falamos da área administrativa, mas, para muitos profissionais liberais existe o erro comum da soberba, isto é, acreditar que já domina como ninguém sua área de atuação e que não necessita de atualizações. Vivemos um momento no qual o conhecimento se desenvolve muito rapidamente, conceitos de um ano atrás já podem estar totalmente desatualizados, assim, por mais que confie no seu tino profissional, esteja sempre atento e troque experiência com parceiros do mesmo ramo ou de área análogas, isso com certeza trará grandes resultados para o negócio.