Secretário-geral da ONU defende empoderamento feminino

António Guterres ressaltou que o mundo está “imprevisível e caótico” e, nesse contexto, as mulheres e meninas têm seu direito reduzido.

© Reuters / Murad Sezer

Mundo Dia da Mulher 07/03/17 POR Notícias ao Minuto

 

PUB

Na véspera do Dia Internacional da Mulher, o secretário-geral das Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, divulgou um vídeo defendendo o empoderamento das mulheres. Guterres ressaltou que o mundo está “imprevisível e caótico” e, nesse contexto, as mulheres e meninas têm seu direito reduzido.

Ele criticou duramente as estruturas da sociedade que propagam o machismo e alimentam o abismo de direitos e oportunidades entre homens e mulheres. “Os direitos legais das mulheres — que nunca foram iguais aos dos homens em nenhum continente — estão se esvaindo. […] Apesar de alguns avanços, posições de liderança ainda são ocupadas por homens e a lacuna econômica baseada no gênero se aprofunda, graças a atitudes ultrapassadas e um machismo chauvinista enraizado”, disse.

Guterres afirma que este quadro deve ser mudado, empoderando as mulheres “em todos os níveis”. Ele diz que a ONU está traçando um roteiro para o alcance de paridade de gênero e afirma que “objetivos prévios não foram atingidos e agora precisamos sair da ambição para a ação”. O líder das Nações Unidas encerra a mensagem dizendo que a organização fará todo o possível para quebrar os preconceitos.

“No Dia Internacional da Mulher, vamos nos comprometer a fazer tudo o que for possível para superar o preconceito arraigado, apoiar o engajamento e o ativismo e promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres”.

Mulheres na ONU

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, neste 8 de março, a página da ONU News está disponibilizando uma galeria com fotos de algumas mulheres que fazem a diferença nas Nações Unidas, seja em cargos diplomáticos – como a embaixadora brasileira Maria Luiza Ribeiro Viotti (foto), chefe de gabinete do secretário-geral da ONU - ou ajudando ao próximo como Embaixadoras da Boa Vontade, a exemplo das atrizes Nicole Kidman, Angelina Jolie, Emma Watson, Mia Farrow e outras celebridade. Com informações da ONU News e Agência Brasil.

Leia também: Presos são alimentados com lanches do McDonald's na Alemanha

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 15 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 17 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 17 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 16 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 18 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 18 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

tech WhatsApp Há 18 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

fama Saúde Há 17 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

fama Luto Há 18 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

mundo Catástrofe Há 16 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia