503 mulheres foram agredidas por hora no Brasil

Números do Datafolha são referentes ao ano de 2016 e foram divulgados nesta quarta

© Pixabay

Brasil Pesquisa 08/03/17 POR Notícias Ao Minuto

Quinhentas e três mulheres foram agredidas por hora no Brasil em 2016. O que totaliza 4,4 milhões de vítimas de chutes, empurrões ou batidas, considerando apenas as maiores de 16 anos. Os números estão em pesquisa divulgada nesta quarta-feira (8), encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública ao Datafolha.

PUB

Se foram consideradas agressões verbais, o índice acima, que é 9%, sobe para 29%. O estudo relata ainda que 10% ou 5 milhões de brasileiras dizem ter sofrido ameaças de espancamento, 22% ou 12 milhões foram alvo de humilhações. A pesquisa apresenta ainda casos mais graves, como ameaças com facas ou armas de fogo (4%), lesão por objetivo atirado (4%) e espancamento ou tentativa de estrangulamento (3%).

"A violência é um 'mecanismo de resolução de conflitos'", denunciou ao G1 a diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno. "O corpo da mulher continua sendo passível de ser agredido, porque é socialmente considerado público. Faz parte de uma lógica da divisão de tarefas, de trabalho", completou, ao site, Maíra Kubik Mano, professora de pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia.

Conforme o Datafolha, 40% das mulheres com mais de 16 anos sofreram assédio dos mais variados tipos em 2016. Outras 36%(ou 20,4 milhões) foram alvo de comentários desrespeitosos ao andar na rua. Há ainda as que foram assediadas fisicamente em transporte público: 5,2 milhões ou 10,4%. As que foram agarradas ou beijadas sem consentimento chegaram 2,2 milhões (5%). Neste caso, as principais vítimas têm entre 16 e 24 anos e são negras.

"E as respostas públicas para isso têm sido muito frágeis", denuncia Samira Bueno. Segundo ela, governos preferem segregar a mulher no espaço público, "e não existe uma transformação da cultura mostrando ao homem que o corpo da mulher é privado e que ele não tem o direito de tocá-lo".

Leia também: Corpo de cantora do hit 'Chorando se Foi' está no IML há 45 dias

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Investigação Há 17 Horas

Laudo aponta que míssil da Rússia derrubou avião no Cazaquistão

fama Luto Há 21 Horas

Morre ator Ney Latorraca, aos 80 anos

fama Bebê Há 23 Horas

Neymar será pai pela quarta vez e terá segunda filha com Bruna Biancardi

fama Festas Há 22 Horas

Filho de Leonardo, João Guilherme dispensa Natal do pai e passa com Xuxa

fama Emergência Médica Há 16 Horas

Internado na UTI, saiba quem é Toguro, influencer indiciado por homicídio

mundo Cazaquistão Há 21 Horas

Nevoeiro, aves, míssil russo… O que se sabe sobre a queda de avião?

mundo Avião Há 22 Horas

Corpo é encontrado no trem de pouso de avião no Havai

lifestyle Saúde Há 22 Horas

Nariz entupido? Saiba como resolver este incômodo

fama Tragédia Há 15 Horas

Ator de 'Baby Driver', Hudson Meek, morre aos 16 anos

fama LUTO Há 17 Horas

Famosos lamentam morte de Ney Latorraca