Secretária de Mulheres minimiza gafe de Temer e diz que é 'realidade'

Presidente afirmou que cabe à mulher cuidar da casa e da formação dos filhos

© Beto Barata/PR

Política DIA DA MULHER 08/03/17 POR Folhapress

A secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes, minimizou a gafe do presidente Michel Temer, que disse nesta quarta-feira (8) que cabe à mulher cuidar da casa e da formação dos filhos.

PUB

Segundo a secretária, a afirmação do presidente durante cerimônia em referência ao Dia Internacional da Mulher não foi machista e reflete o que as mulheres "ainda vivem hoje".

"Acho que estamos falando do que a mulher ainda vive hoje. Ela está fora de casa, no trabalho, mas tem as atividades domésticas, que ainda estão sob sua responsabilidade. Essa é uma questão que ainda precisamos trabalhar. Mesmo nos países em que as mulheres já conseguiram igualdade salarial e estão presentes no Parlamento, não conseguimos [avançar] na questão das atividades domésticas, que precisam ser compartilhadas", afirmou Pelaes.

A secretária tentou defender o presidente da polêmica e disse que ele entende o papel da mulher e que a figura feminina é "atenta aos detalhes".

"O presidente Michel é muito mais do que palavras. São fatos que temos que ter, são atitudes. Pelo que conhecemos do presidente Michel, ele foi percursor em relação à questão de entender que a mulher não pode ser colocada como objeto, como quando ele criou a primeira delegacia da mulher, quando era secretário de segurança pública de São Paulo. Ali ele foi sensível", disse.

Além de afirmar que, "seguramente", cabe à mulher, e não ao homem, o papel de cuidar da formação dos filhos, Temer disse ainda no evento que a mulher tem uma grande participação na economia do país porque "ninguém mais é capaz de indicar os desajustes, por exemplo, de preços em supermercados".

Questionada sobre a afirmação, Pelaes reforçou a posição do presidente e disse que, em governos passados, a mulher já foi "decisiva" para o combate à inflação."O que lutamos, enquanto movimento de mulheres, é para termos liberdade de sermos o que quisermos e fazermos opção", disse.

Para Pelaes, é importante levar a discussão sobre igualdade de direitos às pré-escolas do país.

"Temos que começar a levar para esse menino e essa menina o conceito de igualdade. Porque, muitas vezes, em pequenos gestos, falamos 'não pode lavar a louça porque isso é coisa de mulher', e fazemos com que a mulher assuma essa responsabilidade", finalizou a secretária em entrevista após o evento no Palácio do Planalto. Com informações da Folhapress.

LEIA TAMBÉM: Senadora do PT sugere que mulheres façam greve de sexo nesta quarta

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 17 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 19 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 19 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 18 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 20 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 20 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 20 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 19 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 20 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 18 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia