Mulheres são a maioria nos cursos de pós-graduação no Brasil

Na modalidade de mestrado acadêmico, mulheres somaram 11 mil matrículas a mais que os homens e têm seis mil títulos a mais

© iStock

Brasil Educação 09/03/17 POR Notícias Ao Minuto

No Brasil, mulheres são a maioria nos cursos de pós-graduação. Segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em 2015, 175.419 mulheres estavam matriculadas e tituladas em cursos de mestrado e doutorado, enquanto os homens somam 150.236, diferença de aproximadamente 15%.

PUB

Apenas na modalidade de mestrado acadêmico, as mulheres somaram 11 mil matrículas a mais que os homens e aproximadamente 6 mil títulos a mais foram concedidos a elas naquele ano.

Na modalidade de doutorado, a situação é semelhante, com um total de 54.491 mulheres matriculadas e 10.141 tituladas, ao passo que os homens somaram 47.877 matrículas e 8.484 títulos.

Desafio

Ainda que o crescimento da participação feminina seja uma realidade, existe uma série de desafios para uma plena igualdade de gêneros, inclusive na ciência e na pós-graduação.

Áreas do conhecimento tradicionalmente conhecidas como masculinas, como engenharias, computação e ciências exatas e da terra, continuam com a presença maciça de homens, mesmo que a perspectiva apresentada com os números dos últimos 15 anos seja de maior igualdade nessa relação.

Esse quadro ainda não é suficiente para registrar mudanças na situação de vulnerabilidade da mulher brasileira. Pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, apesar de atualmente as brasileiras serem maioria da população, viverem mais, acumularem mais anos de estudo e terem aumentado ano a ano a responsabilidade por manter os domicílios do País, elas ainda ganham menos que os homens e são vítimas de violência doméstica, deixando o Brasil com a quinta maior taxa de feminicídio do mundo.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2014), o rendimento médio mensal real das mulheres também é menor que o dos homens: R$ 1.480 para elas e R$ 1.987 para eles. Na comparação, as mulheres receberam, em média, 74,5% do rendimento de trabalho dos homens em 2014. Com informações do Portal Brasil.

Leia também: Carnaval de BH teve 1 caso de violência contra mulher a cada 42 minutos

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Redes Sociais Há 9 Horas

Gkay posa de calcinha em frente ao espelho: 'que nave'

fama Rio de Janeiro Há 4 Horas

Bruno Gagliasso é acusado de calote milionário em venda de casa; entenda

fama Vladimir Shklyarov Há 12 Horas

Morre Vladimir Shklyarov, um dos mais famosos bailarinos do mundo

mundo Bob Há 11 Horas

Peixe com ‘rosto humano’, batizado de Bob, viraliza na web

brasil Bola de Neve Há 12 Horas

Pastor que casou Sasha, fundador da Bola de Neve, morre em acidente

esporte Óbito Há 9 Horas

Jogador da Portuguesa-RJ, Michel Santos, morre em acidente na Bahia

lifestyle Alimentação Há 11 Horas

Batatas com brotos ou coloração esverdeada podem ser perigosas, entenda

justica Rio de Janeiro Há 3 Horas

Filho é preso por matar a mãe em condomínio de luxo na Barra da Tijuca

mundo DONALD-TRUMP Há 2 Horas

Trump sugere que declarará emergência nacional para promover deportações

politica ROSÂNGELA-SILVA Há 9 Horas

Insulto de Janja contra Musk vira munição para bolsonarismo e dor de cabeça para diplomatas no G20