Saiba mais sobre o "lado negro" da amamentação: a mastite

Nem tudo são rosas na maternidade

© DR

Lifestyle SAÚDE 10/03/17 POR Notícias Ao Minuto

A amamentação é um dos momentos mais íntimos e marcantes para as mulheres que optam ou podem fazê-lo e está associada a diversos benefícios tanto para o bebê como para as mães. 

PUB

Leia também: Atriz revela depressão pós-parto: "Fui infeliz a maior parte do ano"

Como revelou um estudo publicado em 2016 na revista Lancet, a amamentação faz com que os bebês fiquem com o sistema imunológico mais protegido e com que as mães consigam livrar-se mais facilmente dos quilos extras adquiridos durante a gestação. Além disso, dar de mamar acelera o momento em que o útero volta ao normal.

Embora não restem dúvidas sobre os benefícios da amamentação – mesmo que estes possam variar de caso para caso –, existe um lado mais ‘negro’ neste ato de amor que, embora comum, nem sempre é falado.

Trata-se da mastite, uma condição causada pelo bloqueio do ducto lactífero. Como explica um documento científico da Associação de Saúde Infantil de Coimbra – realizado pelos médicos Cristina Pereira, Joana Palmira e Manuel Salgado – a “mastite puerperal é um problema relativamente frequente na mulher que amamenta”, manifestando-se “por sinais inflamatórios na mama, por vezes associados a mal-estar, febre e calafrios”.

Este processo inflamatório, que afeta entre dois a 10% das mulheres que amamentam, dá-se quando a mulher não é capaz de drenar o leite, situação que faz com que o tecido mamário fique infectado e, por isso, a mama fique vermelha, quente, inchada e dolorida.

Embora se trate de uma condição frequente, este problema é ainda desconhecido para muitas pessoas, como diz o The Independent. O tema tem sido agora noticiado em publicações depois de uma mulher norte-americana ter revelado nas redes sociais a sua luta contra este problema, que surgiu quando começou a amamentar o seu sexto filho.

Através do Instagram, a jovem publicou uma imagem em que é notório o vermelhão no peito, uma consequência deste problema, mas que não impede a mulher de continuar a amamentar.

When a good boob goes bad - AGAIN! I literally wanted Dan to bring me to the ER last night due to the most EPIC engorged boob, full body shakes, and a crushing headache. On the mend today from my bed. Why does this keep happening? #redboob #goodboobgonebad #breastfeedingisnotalwaysmagical #mastitis #engorgedbreast

Uma publicação partilhada por doulabliss (@doulabliss) a Mar 5, 2017 às 6:43 PST

“Fundamental será lembrar que, pelo fato de a infecção ocorrer sobretudo no estroma e não nos alvéolos, justifica que não haja contaminação do leite com bactérias. A infecção localiza-se nas estruturas que suportam os lóbulos mamários (o estroma) e em regra não atinge o lóbulo. Consequentemente a presença de mastite em regra não constitui um risco para o lactente”, frisa o documento, que pode ser consultado aqui: Mastite puerperal.

De acordo com os autores, a mulher “pode e deve” manter o ato de amamentar porque, por regra, o leite mantém-se estéril, continua rico em anticorpos e fatores antibacterianos, não existindo o risco de prejudicar o bebê, até porque “as toxinas das bactérias, se ingeridas, são destruídas no tubo digestivo do bebê”. Por fim, dizem, “o desmame abrupto agrava a estase láctea, comprometendo o tratamento e favorecendo a formação de abcesso”, o que pode causar ainda mais dores e desconforto à mãe.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 9 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 9 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 23 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 2 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

brasil Tragédia Há 10 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

tech Aplicativo Há 9 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

fama Emergência Médica Há 10 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

fama Condenados Há 17 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

brasil Tragédia Há 9 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama 80s Há 19 Horas

Os casais mais icônicos dos anos 1980