Por mais que me espremam, só consigo dar doçura, diz Temer na PB

Presidente participou de cerimônia de chegada das águas da transposição do rio São Francisco à Paraíba nesta sexta

© Beto Barata/PR

Política Temer 10/03/17 POR Folhapress

"Sou como cana na moenda: por mais que seja espremido, só consigo dar doçura", disse o presidente Michel Temer nesta sexta (10) em Monteiro (PB) no final de um discurso na cerimônia de chegada das águas da transposição do rio São Francisco à Paraíba. Ele atribuiu a frase a dom Hélder Câmara.

PUB

Temer falava num campo minado. Em Monteiro, um dos municípios do semiárido nordestino atingidos por uma seca que já dura cinco anos, a maioria dos moradores ouvidos pela reportagem credita ao ex-presidente Lula a paternidade da transposição.

"Isso é uma maravilha para Monteiro, somos uma cidade premiada. Primeiro temos de agradecer a Deus e depois a Lula, que foi quem teve coragem de tirar a obra do papel. Se ele for candidato dez vezes, voto dez vezes nele", disse o comerciante Jardison Queiroz, 41, dono de um lava a jato (em que usa água de um poço artesiano).

Iniciado há dez anos, em 2007, durante o segundo governo Lula, o projeto da transposição está hoje orçado em R$ 9,6 bilhões, mais que o dobro do previsto inicialmente. Já foram aplicados R$ 8,8 bilhões, segundo o Ministério da Integração Nacional.

O governo Temer argumenta que a obra estava parada ao final do governo Dilma Rousseff (ela veio a público negar) e que a conclusão do trecho leste só foi possível porque a atual gestão, ao assumir, priorizou o projeto.

Assim como fizera mais cedo em Campina Grande, Temer defendeu que a paternidade do projeto é coletiva. "Se pudermos falar em paternidade, ela é do povo brasileiro, pois a obra foi feita com dinheiro público que vem de impostos pagos por todos."

A cerimônia, numa tenda cercada por tapumes, foi restrita a convidados. Do lado de fora, um grupo de cerca de 150 pessoas protestou, portando faixas contra Temer e a reforma da Previdência e agradecendo a Lula pela transposição.

No discurso, Temer agradeceu aos manifestantes, por serem "a mais clara revelação da democracia que vivemos", e foi sarcástico. "Como estão ao sol [a área onde ocorreu o protesto era descoberta], certamente ao fim do dia vão se banhar nas águas do São Francisco." Com informações da Folhapress.

LEIA TAMBÉM: Temer diz que ministros citados em delações podem pedir demissão

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 23 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 6 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Confusões Há 23 Horas

Famosos Problemáticos: O que os vizinhos têm a dizer

mundo Estados Unidos Há 7 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo

fama Saúde Há 21 Horas

'Esteja presente para você e para quem ama', diz amiga de Preta Gil

fama Hollywood Há 20 Horas

Atrizes saem em defesa de Blake Lively em processo contra Justin Baldoni

fama Saúde Há 7 Horas

Preta Gil está acordada e conversando, mas segue na UTI, diz boletim médico

esporte Futebol Há 23 Horas

Quanto o Palmeiras recebeu e quanto ainda tem a receber por Estêvão

economia Bahia Há 6 Horas

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD