© Reuters
O senador Renan Calheiros falou sobre doações às campanhas eleitorais e tentou diferenciar a prática do pagamento de propinas.
PUB
"Vi as notícias sobre a aceitação de uma notícia por denúncia de caixa um. Claro, fiquei preocupado. Porque criminalizar o caixa um é o fim do mundo. Significa aí sim que precisamos reinstitucionalizar o Brasil", disse o ex-presidente do Senado ao O Globo.
O caso vem preocupando o Congresso desde que o Supremo Tribunal Federal tornou réu o senador Valdir Raupp (PMDB-RR), após investigar campanhas eleitorais.
Renan comentou também a legitimidade das delações premiadas. Ele vem sendo investigado na Lava Jato por lavagem e corrupção.
"As garantias estão sendo atropeladas. Muitos dos problemas aconteceram pela usurpação de uns dos papéis dos outros. Estendido isso para os Poderes. Essa coisa da delação é preciso regulamentar. Em outros países, ela não pode vazar, não se faz com réu preso, tem que ser comprovada. Quando não é verdadeira, anula como um todo", comentou ao jornal.
Sérgio Cabral pediu R$ 30 milhões, afirma delator a Moro