© Ahmed Jadallah/Reuters
O preço nas alturas do camarão tem assustado os amantes do crustáceo nas capitais brasileiras. A produção chegou a cair 20% no ano passado e o valor cobrado pelo quilo do produto dobrou. "Semana passada estava R$ 110 o quilo. Hoje até desceu um pouco, mas ainda está muito caro para mim", disse a terapeuta educacional Dulce Garcia-
PUB
De acordo com informações do O Globo, a explicação para a redução na produção do camarão e a alta nos preços é por causa de uma doença que afetou o crustáceo em 2016. O vírus da mancha branca chegou ao Ceará, que é o maior produtor de camarão de cativeiro do país.
Ainda segundo a reportagem, a doença é inofensiva para o homem, mas mata o crustáceo ainda pequeno nos criadouros. Com a mancha branca, a produção encolheu 20%, para 60 mil toneladas. No entanto, apesar da queda, o produto ficou mais valorizado.
"Tem camarão que chega a R$ 160 o quilo", afirmou o peixeiro Rogério Pereira. Para a advogada Rosana Farias, o jeito foi fazer uma substituição e optar por alimentos do mar que cabem no bolso. "Compro salmão para compensar. Por enquanto, vai ter que ser assim, ate os preços baixarem de novo".
LEIA TAMBÉM: Conab prevê aumento de 19,5% na safra de grãos