© Arquivo Pessoal / UOL
A estudante de direito Caroline Silva Casquer, de 22 anos, passou por muitos médicos e sofreu por quatro anos com uma queda de cabelo acentuada. Por duas vezes, a jovem chegou a perder completamente o cabelo. Entre dermatologistas, alergistas e até oncologistas, Caroline realizou incontáveis exames, até finalmente descobrir o motivo que a levou a ficar careca: intolerância à lactose.
PUB
Leia também: Massagem pode ajudar a acalmar bebês com cólicas
"Em pouco tempo caíram os fios da cabeça toda. Em menos de seis meses estava sem nenhum cabelo, fiquei careca. Foi tudo muito rápido!”, conta a jovem, em entrevista ao UOL. Segundo ela, nenhum dos médicos conseguia descobrir o motivo da queda, apesar dos vários exames. Além da queda dos fios, a jovem sofreu com perda de peso, passando de 70 kg para 45 kg, por causa de fortes dores de estômago, diarreias e falta de apetite.
Após tantas buscas sem encontrar nada, Carolina desistiu de procurar. Sua mãe decidiu marcar uma consulta com um ortomolecular, pois ela estava sentindo um cansaço fora do normal. Após fazer testes de alergia, ela diz que a "intolerância à lactose deu muito alta". Após cortar todos os alimentos com lactose, produtos industrializados e somente ingerir alimentos naturais, Carolina começou a se sentir muito melhor. "Meu cansaço passou e, em menos de duas semanas, já não caía mais nenhum fio de cabelo. E começou a renascer como se fosse de bebê", relata.
Por ser um processo inflamatório muito grande, a intolerância à lactose (e qualquer outro tipo de intolerância) faz com que os órgãos em geral fiquem inflamados, explica a dermatologista e tricologista Ana Carina Bertin, em entrevista ao UOL. “Com a desinflamação, o cabelo volta a ter a capacidade de se regenerar, crescer novamente e parar de cair.”