Dilma em Portugal: '2018 será o reencontro do Brasil com a democracia'

Em coletiva de imprensa nesta terça (14), Dilma afirmou que não pretende ocupar outro cargo executivo. 'Já estou com 70 anos'.

© Foto: Alex Souza

© Foto: Alex Souza

© Foto: Alex Souza

© Foto: Alex Souza

© Foto: Alex Souza

Política Exclusivo 15/03/17 POR Notícias Ao Minuto


Retirada do poder após a conclusão do processo de impeachment em agosto de 2016, a presidente Dilma Rousseff está em Portugal para participar nesta quarta-feira (15) da conferência 'Neoliberalismo, Desigualdade, Democracia sob Ataque', a convite da Fundação Inatel, da Fundação José Saramago, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e da Casa do Brasil de Lisboa.

PUB

Durante a coletiva de imprensa nesta terça (14), Dilma definiu novamente seu afastamento do cargo como um golpe parlamentar. Para ela, a principal razão para o impeachment foram as quatro vitórias presidenciais consecutivas do Partido dos Trabalhadores, que seguia com um projeto 'não neoliberal' em suas decisões políticas.

Dilma também afirmou que o país segue vivendo uma continuidade do golpe. Segundo ela, a Pec 241, que determina o congelamento dos gastos com educação e saúde, configura um 'golpe social' no país. "Congelar os gastos em Saúde e Educação é retirar os pobres do orçamento no Brasil, é cometer um crime contra os direitos sociais e econômicos da população sob a aparência de uma política fiscal austera" .

Questionada sobre as eleições de 2018, Dilma afirmou que esta será a data do reencontro do país com a democracia e com base na última pesquisa eleitoral divulgada, em que Luís Inácio Lula da Silva aparece com 38% das intenções de voto, desenhou três cenários possíveis: Lula é candidato e perde, Lula é candidato e vence ou Lula será impedido de concorrer pela modificação da lei eleitoral ou pela criminalização da política, que, segundo ela, está em curso no Brasil.

Segundo Dilma, mesmo com a possível vitória de Lula em 2018, ela não pretende voltar a ter um cargo executivo no governo "Já estou com 70 anos, isso é pra gente mais nova que eu". A presidente afirmou que pretende continuar participando de debates e palestras para fortalecer o debate democrático no país "Eu quero falar por uns bons 15 anos. Vou tentar ficar com a voz boa para conseguir".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Polícia Federal Há 12 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

fama MAIDÊ-MAHL Há 12 Horas

Polícia encerra inquérito sobre Maidê Mahl; atriz continua internada

justica Itaúna Há 12 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

economia Carrefour Há 10 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

fama Harry e Meghan Markle Há 3 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

esporte Indefinição Há 12 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

brasil São Paulo Há 12 Horas

Menina de 6 anos é atropelada e arrastada por carro em SP; condutor fugiu

fama Documentário Há 4 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

brasil Brasil Há 7 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

fama LUAN-SANTANA Há 12 Horas

Luan Santana e Jade Magalhães revelam nome da filha e planejam casamento