© iStock
O iogurte é o leite fermentado por ação de bactérias lácteas probióticas – as Lactobacillus acidophilus – sob determinadas condições de temperatura e tempo. Estas bactérias probióticas podem ser tão benéficas para a microbiota do intestino, que até podem ajudar a aliviar sintomas de depressão e ansiedade, segundo descobriu um novo estudo publicado na revista Scientific Reports.
PUB
Leia também: Consumo de proteína: conheça os 5 erros mais comuns
A depressão é um grande problema que afeta boa parte da população e os tratamentos, apesar de poderem funcionar, têm muitos efeitos secundários.
Segundo os pesquisadores, a descoberta destes efeitos benéficos das bactérias probióticas Lactobacillus poderá levar à criação de novas estratégias para tratar problemas psiquiátricos.
O principal autor do estudo, Alban Gaultier, da Universidade da Virginia, nos Estados Unidos, afirma que o estudo "poderá ajudar a não nos preocuparmos com drogas complexas e efeitos colaterais quando podemos apenas jogar com a microbiota. Seria mágico mudar apenas a sua dieta, mudar as bactérias que toma, e reparar a sua saúde - e o seu humor.”
Segundo reporta o site Indian Express, este estudo realizado em ratos descobriu um mecanismo específico pelo qual a bactéria Lactobacillus afeta o humor, dando origem a uma ligação direta entre a saúde da microbiota do intestino e a saúde mental.
Para este estudo a equipe de cientistas induziu sintomas de depressão em ratos para analisar a composição da microbiota intestinal e descobriu que a maior mudança era a perda de lactobacillus. Com esta perda começaram os sintomas de depressão, mas ao alimentar os ratos com lactobacillus o seu humor voltou ao normal, segundo destacam os pesquisadores.