© Agência Brasil
O país vive um grande momento com o lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), afirmou nesta quarta-feira (15) o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, na abertura do 2º Seminário Brasscom Políticas Públicas & Negócios. "Daqui a uma semana, poderemos começar a contar com os resultados desse lançamento, para que a gente possa levar banda larga a todo o território nacional, aos equipamentos de saúde e educação e também para as regiões menos favorecidas."
PUB
O ministro garantiu que a prioridade no uso da capacidade do satélite está bem definida. "Não mudou em nada o objetivo principal do satélite, que é no campo social", reforçou Kassab, ao ser questionado sobre o modelo de venda de parte da capacidade do satélite para a iniciativa privada, apresentado pela Telebras.
Durante a abertura do evento, o ministro defendeu uma alteração no Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para garantir a destinação de recursos para a expansão das redes de banda larga e impedir o contingenciamento. De acordo com Kassab, o projeto de alteração no Fust seria proposto por parlamentares, e a intenção é que entre em vigor a partir de 2020. "Não é justo que a gente faça a partir de agora, porque seria trabalhar em causa própria. Será a partir do segundo ano do futuro governo." As informações são do portal do MCTIC.
LEIA TAMBÉM: Plano para expandir banda larga deve ser anunciado este mês, diz MCTIC