© Getty Images
A temporada 2017 do ciclo de conferências Fronteiras do Pensamento pretende formar um mosaico com as visões de nove pensadores acerca do tema "Civilização - A Sociedade e seus Valores".
PUB
De maio a dezembro, palestram em São Paulo nomes como o economista francês Thomas Piketty (foto), o escritor cubano Leonardo Padura e o escritor israelense Amós Oz.
A abertura da edição, no dia 17 de maio, fica a cargo de do físico italiano Carlo Rovelli –os ingressos serão vendidos a partir desta sexta (17).
"A primeira preocupação do Fronteiras é mostrar a pluralidade de visões sobre a questão, cada um dos convidados tem um viés", diz o curador Fernando Schüler.As abordagens vão da memória em países em transformação, como no caso de Padura, ao conceito de paz em regiões de conflitos, no de Oz.
O curador explica que o tema teve como ponto de partida os fenômenos das migrações e crise de refugiados.
Para Schüler, os fatos ainda são pouco compreendidos e levantam questões sobre os pilares da civilização, como a tolerância e o confronto entre diferentes culturas."[O evento] é um convite à reflexão mais lenta em um mundo rápido, um momento para recuperar a fruição das ideias e conectar pessoas", afirma o curador. Com informações da Folhapress.
LEIA TAMBÉM: NY elege obra de nigeriana para maior clube de leitura dos EUA