© iStock
Leonardo da Vinci, Nikola Tesla e Margaret Thatcher costumavam ficar acordados até 22 horas por dia. Mas, para os "meros mortais" que dormem bastante (ou queriam muito fazer isso), esta sexta-feira (17), "Dia Mundial do Sono", criado em 2008 pela Associação Mundial de Medicina do Sono, será o momento ideal para descansar.
PUB
Leia também: 3 tratamentos e uma solução caseira para clarear olheiras escuras
Veja abaixo oito camas confortáveis disponíveis no Airbnb para aproveitar a data:
Tenda no rio - Ligúria, Itália
Estar em um ambiente tranquilo enquanto se dorme é fundamental para ter um repouso de qualidade. E que lugar melhor do que uma floresta para apreciar a paz e entrar em equilíbrio com a natureza? Essa belíssima tenda se localiza no centro de um gramado, às margens de um rio na Ligúria, noroeste da Itália. A área é um pequeno paraíso para relaxar e ficar em silêncio e conta com todo o conforto de um verdadeiro spa 100% natural. Nele, é possível esquentar a água do rio com lenha e tomar um banho revigorante na banheira, que fica a dois passos da tenda. Depois disso, durma vendo as estrelas e ouvindo os sons da natureza e da água do rio.
Os amantes de esportes e panoramas deslumbrantes apreciarão a vista dessa cápsula, que fica pendurada ao lado de uma das montanhas do vale sagrado dos incas, no Peru. E quem sofre de vertigem também dormirá feito um bebê, porque para chegar à capsula é necessário primeiro enfrentar uma subida de 400 metros. Além de se deleitar com os esplêndidos panoramas, quem viaja ao local poderá também entrar em contato com o "espírito" dos povos incas, que consideravam o vale um lugar sagrado, além de visitar a cidade vizinha de Cuzco e Machu Picchu.
Apartamento boêmio - Londres, Reino Unido
Você acredita que Londres ainda seja a capital mais puritana do mundo? Para dizer adeus a certos estereótipos, é preciso conhecer esse espaçoso apartamento boêmio localizado no bairro de Camden. Com uma grande cama de casal, o local é perfeito para recarregar as energias após fazer compras pelas lojas da capital e uma noite na região amada por Amy Winehouse.
Colchão gramado - Joshua Tree, Estados Unidos
Imagine caminhar descalço sobre um gramado de ervas frescas. Legal, não? Segundo o proprietário, o "verde" é a filosofia para ser seguida por quem visitar o local, que fica no Parque Nacional de Joshua Tree. Nele, há uma cama com um colchão feito de ervas verdes. Um espaço 100% sustentável, ao ar livre e com direito a um céu cheio de estrelas, perfeito para uma soneca.
Primeiro a segurança - Adelaide, Austrália
Realize seus sonhos de infância e torne-se um bombeiro na Austrália. Para isso, não há necessidade de apagar incêndios nas florestas, mas basta passar a noite no Fire Engine Suite, o primeiro posto de bombeiros de Adelaide, construído em 1866 e hoje completamente reestruturado. Os visitantes têm à disposição um caminhão de bombeiros de 1942 e um uniforme oficial para quem quiser se sentir na profissão.
Cama suspensa - Fern Forest, Estados Unidos
Trata-se de uma casa na árvore, para quem busca relaxar em meio à natureza sem atrapalhar o descanso dos animais. Ela utiliza energia solar, luz natural e um sistema de reutilização de água da chuva. A casa tem dois lugares para dormir: uma cama de casal, que oferece uma vista panorâmica da selva e do céu limpo, além de uma cama suspensa na parte inferior, perfeita para uma soneca à tarde.
O "futon" não é nenhuma sobremesa francesa desconhecida, muito menos um passo de dança estranho. É nada mais, nada menos que o colchão fino típico da cultura japonesa. Segundo os nativos, era o futon, não os travesseiros, o responsável por um sono revigorante para a mente e o corpo.
Primeira classe - Pokolbin, Austrália
No início do século passado, poucas pessoas podiam viajar de trem, exceto a elite. No entanto, é possível sentir-se parte da aristocracia australiana e dormir em um antigo vagão. A decoração fala por si só: paredes internas de madeira, poltronas confortáveis e uma grande cama dupla. Desligue os motores dos automóveis e deixe-se acalmar pelo som do trem. (ANSA)