© iStock
A diabetes, tipo 1 ou 2, é considerada uma doença crônica e, portanto, sem cura. No entanto um novo estudo traz uma esperança de reverter a doença pelo menos do tipo 2, tipo que pode surgir em qualquer fase da vida e que geralmente está ligado a um estilo de vida sedentário e uma alimentação pouco saudável.
PUB
Um grupo de pesquisadores da Universidade de McMaster, no Canadá, realizou um estudo clínico no qual testou a combinação de medicamentos, insulina, dieta (com a ingestão de 750 calorias por dia) e exercício (plano de treino personalizado) de 83 pessoas com diabetes tipo 2. Segundo o estudo, este tratamento intensivo permitiu que 40% dos diabéticos entrassem em remissão, de acordo com o jornal Daily Mail.
A principal autora do estudo, Dra. Natalia McInnes, destaca que: “Estas descobertas apoiam a noção de que a diabetes tipo 2 pode ser revertida. Esta investigação pode mudar o paradigma do tratamento da diabetes do simples controle da glicose para uma abordagem em que induzimos a remissão e depois monitoramos os pacientes para qualquer sinais de recaída.”