© iStock
Mais três instituições de ensino superior de Portugal vão usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a seleção de alunos brasileiros. Agora, os candidatos podem concorrer às vagas no Instituto Universitário de Ciências da Saúde, a Escola Superior de Saúde do Vale do Ave e a Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa. Ao todo, 19 instituições portuguesas aderiram ao Enem.
PUB
A presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, assinou o 19º acordo de cooperação, na manhã desta quinta-feira (16), com a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (Cespu), mantenedora das três instituições na região do Porto.
Para selecionar brasileiros interessados em seus cursos de graduação, a Cespu vai usar a nota da prova de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. Segundo o diretor Luis Manuel Duarte Martins da Silva, a nota do Enem será somada com a média das notas do Ensino Médio do candidato.
“Hoje, 20% das nossas vagas são direcionadas a alunos internacionais. Se temos no Brasil uma prova nacional e reconhecida para avaliar o Ensino Médio, devemos usá-la. Vamos priorizar os alunos brasileiros que tiverem feito o Enem”, afirmou.
Maria Inês Fini adiantou que repassará a todas as instituições portuguesas que já usam o Enem para selecionar brasileiros as principais mudanças que o Exame terá a partir da edição de 2017.
“É uma atitude de deferência a todas essas instituições que reconhecem nosso Exame”, afirmou. O acordo com a Cespu entra em vigor imediatamente. Os resultados no Enem 2016 já poderão ser usados para as seleções deste ano. Com informações do Portal Brasil.
Leia também: Inscrição de candidatos na lista de espera do Fies termina nesta sexta