© Jamil Bittar / Reuters
O número de notícias falsas cresceu nos últimos meses e preocupa os internautas e leitores que buscam informações verdadeiras sobre os acontecimentos do Brasil e do mundo.
PUB
Recentemente, após a morte da ex-primeira-dama Marisa Letícia, circularam boatos de que a esposa do ex-presidente Lula não teria morrido. Diversos sites publicaram conteúdos falsos espalhando a informação de que Marisa Letícia estaria viva e de que o velório teria sido uma encenação con boneca de cera.
Os conteúdos diziam ainda que a esposa de Lula teria se mudado para a Itália, a fim de fugir das investigações no Brasil.
No entanto, o site Boatos.org analisou as informações e comprovou que tratavam-se de informações mentirosas. "Na realidade, o texto não passa de um bocado de conjecturas e ilações misturadas com algumas balelas. Como é possível ver, o título do texto diz que ela foi “fotografada na Itália. Porém, o corpo do texto não dá mais nenhum detalhe sobre como teria acontecido. É um típico boato com título chamativo, mas que não entrega o conteúdo", explica o site.
Porém, a notícia falsa é ilustrada por uma imagem da ex-primeira-dama na Itália. A imagem é real e foi tirada em em 7 de abril de 2005 por Ricardo Stuckert, então fotógrafo oficial da presidência da República, durante desembarque de Lula e Marisa em Roma, onde o casal acompanhou o funeral do papa João Paulo II.
As informações falsas citavam ainda que, durante o velório, o caixão estaria fechado. No entanto, órgãos de comunicação confiáveis mostraram que o caixão esteve aberto durante o velório.
Marisa Letícia Lula da Silva morreu no dia 3 de fevereiro de 2017, em decorrência de um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVC).