Detenção de trans brasileira causa polêmica na Itália

Adriana perdeu permissão de estadia e foi levada a CIE masculino

© pixabay

Mundo Adriana 18/03/17 POR Ansa

O caso de uma transexual brasileira que foi levada para o Centro de Identificação e Expulsão (CIE) em Brindisi, na Itália, tem causado polêmica no país. Identificada apenas como Adriana, a mulher mora há 17 anos no país europeu e, após perder o emprego na Itália há três anos, também perdeu o direito de permanecer em território italiano.   

PUB

Por causa disso, ela foi transferida para o centro, que é uma espécie de detenção para pessoas irregulares no país. No entanto, o local abriga apenas homens e não tem departamento feminino. Por isso, Adriana iniciou há oito dias uma greve de fome para tentar acelerar sua transferência para um centro que abrigue mulheres.   

O caso da brasileira foi denunciado pelo Movimento de Identidade Transexual (MIT) e pelo grupo político Esquerda Italiana - que apresentará um questionamento formal ao governo italiano na segunda-feira (20).   

"Adriana está no CIE de Brindisi desde o dia 21 de fevereiro e está entre centenas de homens, correndo risco de violência a todo o instante. Ela mora na Púglia e foi levada de um hotel onde estava com seu namorado. Vem de uma região perigosa no Brasil, onde a cada ano matam-se 200 trans. Queremos que a questão interesse o ministro da Justiça e o DAP porque Adriana passa 23 horas ao dia na cela tentando proteger-se", disse Cathy La Torre, advogada do MIT e componente da secretaria do grupo político.   

Segundo La Torre, a entidade chegou a enviar uma carta ao prefeito de Brindisi sobre a situação da brasileira e ele informou que já pediu pela transferência dela.    "O problema é que não há no CIE de Brindisi um departamento feminino. E nem a terapia hormonal está sendo dada a ela porque não há ninguém que possa prescrevê-la no local. Para resolver a situação, seria apenas necessário uma circular ministerial", acrescentou a advogada.   

Além de apresentar um questionamento ao governo italiano, o MIT informou que fará outras manifestações públicas para tentar solucionar a situação de Adriana e sensibilizar as instituições sobre o tema.   

A publicação da notícia pela entidade já começou a surtir efeito no mundo político e dois deputados do Partido Democrático (PD), ao qual pertence o premier Paolo Gentiloni, já informaram que se mobilizarão para resolver a situação.   

"Para garantir a Adriana o respeito aos seus direitos, irei ao Ministério do Interior e me dirigirei a Frederico Gelli, presidente da Comissão parlamentar de investigação sobre o sistema de acolhimento, identificação e expulsão, para que a sua situação seja analisada e gerida de maneira que garanta a proteção prevista na ordem italiana do respeito aos direitos humanos", publicou em nota a deputada Elisa Mariano.   

Gelli já se manifestou sobre o caso e disse que irá levar o caso ao ministro da Justiça, Andrea Orlando, e ao ministro do Interior, Marco Minniti, para que "intervenham e façam tudo o que for possível para acelerar a transferência de Adriana, que se encontra evidentemente em situação de risco".   

"Levarei a questão ao escritório da presidência da Comissão para entender sobre quais caminhos poderemos tomar para resolver o mais rápido possível essa situação e vê-la protegida em sua dignidade e direitos como uma pessoa que chegou ao nosso país com muitas esperanças e aspirações", acrescentou Gelli. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Viih Tube Há 22 Horas

Viih Tube permanece na UTI após complicações no pós-parto de Ravi

mundo Dylan Thomas Há 22 Horas

Herdeiro de R$ 1,6 bilhão, de 24 anos, é preso após matar amigo

fama Miguel Azevedo Há 22 Horas

Filho do cantor gospel J Neto morre um mês após pai sofrer infarto

mundo EUA Há 19 Horas

Americano desperta do coma após choque elétrico de 4.160 Volts na cabeça

brasil Atentado Há 15 Horas

Amigos falam em transformação de autor de atentado: 'Era um visionário'

politica EXPLOSÃO-DF Há 23 Horas

Ex-mulher afirma à PF que autor de explosões planejava matar Moraes

tech Inteligência Artificial Há 21 Horas

IA do X diz que Musk é um dos principais disseminadores de 'fake news'

fama Viih Tube Há 23 Horas

Viih Tube vai para UTI e passa por transfusão após complicações no parto

fama Grammy Latino Há 21 Horas

Grammy Latino 2025: Brasileiros brilham em noite de premiações em Miami

fama PAULA-FERNANDES Há 21 Horas

Paula Fernandes rebate boatos de antipatia e faz desabafo nas redes