Evento destaca a poesia visual de 67 artistas de 21 países no CCBB Rio

Exposição Imagética fica em cartaz até 17 de abril e pode ser visitada de quarta-feira a segunda-feira, das 9h às 21h

© Divulgação

Cultura Entrada franca 18/03/17 POR Notícias ao Minuto

A poesia em várias formas ganha espaço no quarto andar do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB Rio), que inaugurou esta semana, em parceria com as Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), o evento Rio De Versos. Trabalhos de 67 poetas brasileiros e estrangeiros, representando 21 países, podem ser apreciados pelo público na exposição Imagética, de poesia visual, que propõe uma experiência única, a partir da utilização de diversas linguagens.

PUB

A mostra é uma das facetas do Rio de Versos, projeto transdisciplinar que também abrange outras atividades. Uma delas foi a mesa-redonda sobre o tema Poesia Visual Contemporânea, realizada na última quarta-feira (15), na abertura do evento, com uma homenagem a Wlademir Dias-Pino, poeta, artista visual e artista gráfico que participou do movimento concretista e foi o pioneiro no conceito de livro-poema.

“Ao abordar a arte como instrumento de transformação social, nós conseguimos promover diversas ações e desdobramentos, permitindo interação, aprofundamento e reflexão”, ressaltou o diretor geral do evento, Sady Bianchin, também poeta e professor da Facha, onde coordena o núcleo artístico e cultural.

Na exposição, com curadoria de Tchello D'Barros, poetas visuais de países da Europa, das Américas e do Japão, além de 21 brasileiros, apresentam técnicas variadas como desenho, pintura, colagem, infogravura, fotografia, reprografia, caligrafia, computação gráfica e técnicas mistas. O resultado é uma pluralidade de técnicas que expande os limites teóricos da poesia e acentua o diálogo com novas linguagens.

O Rio de Versos conta ainda com a performance Passaporte Poético. Em cinco sábados, nos meses de março e abril, sempre às 17h30, dez atores/poetas vão desenvolver um diálogo de 30 minutos com o público, na rotunda do CCBB. Também aos sábados, acontecerá o espetáculo Memórias de Fogo, às 19h30, com uma simbiose de muita poesia brasileira - encenada/interpretada, musicada, dançada e visual dimensionada sobre os corpos dos atores. O espetáculo tem duração de 60 minutos e direção de Sady Bianchin.

A exposição Imagética fica em cartaz até 17 de abril e pode ser visitada de quarta-feira a segunda-feira, das 9h às 21h. A entrada é franca. Com informações da Agência Brasil.

Leia também: Nobel de Literatura, Derek Walcott morre aos 87 anos

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Viih Tube Há 22 Horas

Viih Tube permanece na UTI após complicações no pós-parto de Ravi

mundo Dylan Thomas Há 22 Horas

Herdeiro de R$ 1,6 bilhão, de 24 anos, é preso após matar amigo

fama Miguel Azevedo Há 22 Horas

Filho do cantor gospel J Neto morre um mês após pai sofrer infarto

mundo EUA Há 19 Horas

Americano desperta do coma após choque elétrico de 4.160 Volts na cabeça

brasil Atentado Há 15 Horas

Amigos falam em transformação de autor de atentado: 'Era um visionário'

politica EXPLOSÃO-DF Há 23 Horas

Ex-mulher afirma à PF que autor de explosões planejava matar Moraes

tech Inteligência Artificial Há 21 Horas

IA do X diz que Musk é um dos principais disseminadores de 'fake news'

fama Viih Tube Há 23 Horas

Viih Tube vai para UTI e passa por transfusão após complicações no parto

fama Grammy Latino Há 21 Horas

Grammy Latino 2025: Brasileiros brilham em noite de premiações em Miami

fama PAULA-FERNANDES Há 22 Horas

Paula Fernandes rebate boatos de antipatia e faz desabafo nas redes