Setor agropecuário pede a Temer esclarecimentos à população

O presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), João Martins, defendeu a punição de frigoríficos e fiscais envolvidos nas irregularidades

© REUTERS/Ueslei Marcelino

Economia Carne Fraca 19/03/17 POR Estadao Conteudo

Os representantes do setor pecuário que se reuniram com o presidente Michel Temer neste domingo, 17, pediram que a população seja esclarecida sobre o que consideram pequeno alcance das irregularidades descobertas pela Operação Carne Fraca no setor.

PUB

O presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), João Martins, defendeu a punição de frigoríficos e fiscais envolvidos nas irregularidades apontadas pela Polícia Federal na Operação Carne Fraca. Após reunião com o presidente, ministros e representantes do setor pecuário, Martins voltou a dizer que os produtores são vítimas, mas ressaltou que o Brasil tem uma boa defesa sanitária.

"Temos mais de 4 mil unidades de abate no Brasil e isso aconteceu em 3 unidades. Temos um dos melhores sistemas de fiscalização do mundo", afirmou. "A população precisa ter certeza que está consumindo carne com a inspeção perfeita e de melhor qualidade possível", afirmou.

Para o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, o governo está mais preocupado com o mercado externo e não está dando explicações ao consumidor brasileiro. Ele também ressaltou que foram apenas três frigoríficos fechados e que a grande maioria não tem problema. "As pessoas não querem mais comprar carne. Falta explicação para todos", afirmou. Ele ressaltou que os mercados para a carne brasileira foram conquistados com dificuldades e que podem não querer mais comprar o produto.

De acordo com Martins, o presidente Temer listou as medidas que já foram tomadas, como a punição de 32 fiscais e fechamento de três unidades. "Ele foi bem claro e disse que vão penalizar aqueles que queiram denegrir a imagem do Brasil", acrescentou.

Martins demonstrou preocupação com o impacto que a crise aberta pela operação terá no preço do boi e disse que os frigoríficos poderão usar de "má fé" para dizer que houve queda no preço por fechamento de mercados internacionais, o que, segundo ele, ainda não ocorreu. "Só vamos saber a especulação com o preço do boi quando o mercado abrir", completou. Ele acrescentou que ainda não é possível estimar os prejuízos que a operação trará para o setor.

Mais cedo, antes da reunião, Martins chegou a dizer que houve exagero e pirotecnia na Operação da Polícia Federal. Após o encontro, porém, ele ponderou que, quando se fala em segurança alimentar, todo exagero é pouco. "Não cabe a mim achar que a Polícia Federal exagerou ou não. Quando se fala de segurança alimentar, eles têm que ser extremamente rigorosos", completou. Também participaram da reunião o ministro interino da Justiça e Cidadania, Davi Levi, e o diretor da Polícia Federal, Leandro Daiello.

Embaixadores

O presidente Temer se reúne neste domingo com embaixadores de 40 países, que já chegaram ao Palácio do Planalto, a maioria demonstrando preocupação e disposta a ouvir o que o presidente falará. O embaixador da União Europeia, João Gomes Cravinho, fez questão de dizer que a discussão deste domingo, 19, não tem a ver com as negociações entre o Mercosul e o bloco Europeu. A previsão é que, após essa reunião, um representante do governo fale com a imprensa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Boxe Há 19 Horas

Afinal, quantos milhões arrecadam Mike Tyson e Jake Paul após combate?

brasil Distrito Federal Há 15 Horas

Autor de atentado enlouqueceu após Bolsonaro perder, diz ex que viveu 17 anos com ele

mundo Peru Há 17 Horas

Coreano é capturado com centenas de tarântulas no corpo no Peru

lifestyle Signos Há 18 Horas

Este é o signo mais impulsivo do zodíaco. Conhece alguém assim?

fama UTI Há 15 Horas

Viih Tube deixa UTI após parto do segundo filho: 'estou bem melhor'

mundo Caso Pelicot Há 10 Horas

Suspeito de estuprar Gisèle Pelicot planejava violar a própria mãe

fama Príncipe William Há 18 Horas

O primeiro TikTok do príncipe William foi para desculpar aluna atrasada

fama Óbito Há 16 Horas

Morre a irmã do ator Jim Carrey

brasil Atentado Há 15 Horas

Amigos falam em transformação de autor de atentado: 'Era um visionário'

politica EUA Há 9 Horas

Biden chega amanhã ao Brasil e fará passeio de aeronave sobre a Amazônia