Netflix implanta em abril seu novo sistema de recomendações

Empresa vai extinguir a classificação por estrelas, de zero a cinco

© Netflix

Tech Mudança 20/03/17 POR Folhapress

A Netflix parece ter descoberto agora o que você certamente já sabia. A líder em streaming de vídeos no Brasil e no mundo chegou à conclusão de que seu sistema de recomendações de filmes e séries para clientes é falho e prepara mudanças para abril.

PUB

Prometendo tornar as sugestões mais eficientes, a empresa vai extinguir a classificação por estrelas, de zero a cinco. Os usuários agora serão chamados a "curtir" ou "descurtir" recomendações de filmes e séries e também produções que já tenha visto.

Com a mudança na avaliação, a Netflix também adotará uma nota de recomendação. Ao ver o perfil de um filme ou série, o sistema indicará ao cliente a chance em valores percentuais de ele gostar do conteúdo. Quando o algoritmo apontar menos de 55% de chance, o valor não será exibido ao usuário.

Segundo Todd Yellin, vice-presidente de produtos e inovação do Netflix, "a avaliação por estrelas virou algo de ontem, do passado". "O polegar para cima e o polegar para baixo é a linguagem global da internet", conclui.

Como já acontece com as estrelas, as curtidas e descurtidas serão usadas para a obtenção do algoritmo –expressão matemática que orienta a resolução de problemas– que seleciona as recomendações aos clientes. Critérios como buscas feitas e vídeos já vistos também serão levados em consideração.

Segundo Yellin, a avaliação de estrelas é falha, "pois muitas vezes o usuário aponta o que acha ser legal avaliar, mas não necessariamente o que assistir. Ele pode não dar uma boa avaliação para um filme do Adam Sandler [ator americano especialista em comédias], mas ter interesse em vê-lo, por exemplo".

O executivo admite que a Netflix se "inspirou" na ferramenta de curtir já usada pelo Facebook. "Somos como um site de relacionamento. Ao invés de buscar o amor entre as pessoas, buscamos entre pessoas e conteúdo que elas vão amar", afirma Yellin.

MISTÉRIO

Criticada pelos usuários pela ineficiência nas recomendações, a Netflix descartou mudar sua política de obtenção de dados dos clientes. A empresa diz que continuará não pedindo detalhes nos cadastros de novos usuários.

"Não é importante para nós saber onde ele mora, qual o seu gênero ou idade. Isso não indica seus gostos", afirma Reed Hastings, presidente da empresa.

Ele diz que manterá também a prática de não revelar informações sobre dados de audiência e preferência dos seus conteúdos.

"Não temos anúncios, não precisamos mostrar esses números", diz Hastings.

A companhia não divulga dados sobre o número de assinantes no Brasil.

Segundo a agência Bloomberg, são 4,5 milhões de usuários do serviço no país, perto de 10% do total no mundo e só abaixo dos Estados Unidos e do Reino Unido.

A empresa tem mais de 81 milhões de assinantes em mais de 190 países. (Folhapress)

Leia também: Usuários de Android já têm data para baixar o Super Mario Run

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Investigação Há 16 Horas

PF põe Bolsonaro como líder de organização e vê viagem aos EUA como parte de plano, diz TV

fama Beto Barbosa Há 12 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

brasil Goiás Há 17 Horas

Piloto de avião que caiu em Goiás mandou vídeo dentro de aeronave

fama Harry e Meghan Markle Há 16 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama Ron Ely Há 18 Horas

Revelada causa da morte de Ron Ely, ator de 'Tarzan'

fama Viralizou Há 17 Horas

Rafa Vitti cita segredo sexual de Tatá na frente do pai da apresentadora

fama Vídeo Há 16 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

fama Redes Sociais Há 11 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

lifestyle Culinária de luxo Há 15 Horas

As comidas mais caras do mundo: Você já provou alguma?

fama CARIÚCHA-CANTORA Há 12 Horas

Cariúcha não apresenta 'Fofocalizando', e programa revela cirurgia plástica