Fases da lua e dia da relação sexual podem influenciar na gestação

Médico afirma que existe uma explicação científica para o fenômeno

© iStock

Lifestyle CIÊNCIA 26/03/17 POR Notícias Ao Minuto

Muitas pessoas questionam se o dia da relação sexual pode interferir na gestação. Por mais incrível que possa parecer, sim, isso é uma verdade e a explicação está nos cromossomos, aquelas sequências do nosso código genético ou DNA, que se agrupam e dão origem a bebês do sexo feminino (XX) ou masculino (XY).

PUB

Leia também: Ginecologista explica TDPM: versão mais severa da TPM

Segundo o ginecologista e obstetra, Domingos Mantelli, o espermatozoide que carrega o cromossomo X é maior, mais pesado e mais resistente e, por isso, também é bem mais lento. Já o espermatozoide que carrega o cromossomo Y é menor, menos resistente e mais rápido. Ou seja, se a relação sexual ocorre no dia da ovulação, isso vai favorecer os espermatozoides mais rápidos, que vão chegar mais brevemente ao óvulo, e a probabilidade de nascer um menino é extremamente alta. No entanto, se a relação sexual acontecer dois dias antes da ovulação, o espermatozoide terá que ficar na vagina aguardando a mulher ovular. Os espermatozoides mais fortes vão sobreviver e uma menina pode começar a ser gerada.

“Existem posições e dietas para se ter um PH mais ácido ou mais alcalino, que também podem influenciar. Mas, todas as técnicas são baseadas no princípio do peso e da resistência do espermatozoide que carrega o cromossomo X ou Y. Se a mulher lançar mão de todas e souber direitinho o dia da ovulação, pode aumentar de 50% para 85% a chance de dar à luz a um menino ou menina”, revela Mantelli.

Outra questão interessante da maternidade é que a lua também pode interferir no parto. Nesse caso, não no sexo, mas na chegada do bebê e na quantidade de líquido amniótico.

“A lua cheia é campeã de rupturas de bolsas amnióticas. É também nessa fase lunar que a mulher se sente mais inchada, já que os líquidos no corpo aumentam. Já na lua minguante, ao contrário, os líquidos diminuem e, no final da gestação, pode haver redução do líquido amniótico. Os abortos espontâneos também são mais frequentes nesse estágio da lua”, ressalta o obstetra.

Um fato curioso é que, durante a gravidez, a mãe poderá sentir mais desconforto na lua em que o bebê foi concebido e será nessa mesma lua que ele vai nascer.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Emergência Médica Há 4 Horas

Atriz Lisandra Silva é hospitalizada após uso de Ozempic

mundo Eleições Há 4 Horas

EUA: Centro de referência em projeções vê vitória de Kamala

mundo Estados Unidos Há 11 Horas

Kamala e Trump travam o que pode ser o embate mais acirrado da história dos EUA

fama Política Há 9 Horas

Jojo Todynho se revolta com boicote por ser de direita: 'Sou o que quiser'

fama Luto Há 5 Horas

Fãs e familiares se despedem de Agnaldo Rayol em velório na Alesp

politica Justiça Há 10 Horas

Moraes manda Fátima de Tubarão cumprir pena por atos de 8 de janeiro

fama Estados Unidos Há 12 Horas

Rihanna encoraja americanos a irem às urnas: 'Votem, porque eu não posso'

esporte Futebol Há 9 Horas

Flamengo: Bruno Henrique é investigado por suposto esquema de apostas

fama Trabalho Há 21 Horas

Fabio Assunção diz que incentiva filho a trabalhar após 'polêmica'

fama Luto Há 20 Horas

Agnaldo Rayol construiu legado entre a música, a televisão e o cinema