Plano de Internet das Coisas melhorará serviços e qualidade de vida

Câmara de IoT discutiu nesta quarta-feira (22) o projeto que será divulgado até o fim do ano com ações para o desenvolvimento do setor

© Ascom/MCTIC

Tech Brasília 22/03/17 POR Notícias Ao Minuto

Representantes da Câmara de Internet das Coisas (IoT) reuniram-se nesta quarta-feira (22), no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em Brasília (DF), para discutir o plano nacional do setor, que deve ser apresentado até o fim do ano. Orientados pelos resultados da consulta pública realizada sobre o tema, que recebeu 2.288 contribuições, governo federal, Congresso, universidades e setor produtivo buscam o aperfeiçoamento do documento que servirá de guia para o desenvolvimento da Internet das Coisas nono Brasil.

PUB

"Estamos recolhendo contribuições e ponderações de todos participantes desse fórum multissetorial, para que a gente possa ter um documento final mais robusto a apresentar à população", afirmou o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital da Secretaria de Política de Informática do MCTIC, José Gontijo. "Atrelado a isso, fizemos uma apresentação para que possam colaborar com a construção da estratégia digital brasileira, que também é responsabilidade do ministério."

A previsão é que o Plano Nacional de IoT inclua uma agenda estratégica e as ações para desenvolver tecnologias de IoT no Brasil até 2022. A Internet das Coisas tem aplicações diversas e abrange áreas como segurança, saúde, automação industrial e dispositivos pessoais. As informações são da Assessoria de Comunicação do Ministério daCiência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

"A ideia é que a gente melhore a qualidade de vida da nossa população e a prestação de serviços públicos, aumente a produtividade de diversos setores e dê um passo muito grande no sentido de incluir digitalmente as pessoas, além de prepará-las para esse mundo onde tudo vai estar conectado", explicou Gontijo.

De acordo com ele, a Câmara vai buscar estratégias e soluções de como criar negócios e girar a economia nesse novo ambiente, como o governo pode trabalhar para que essa transição ocorra de maneira ordenada e eficiente "para que a sociedade como um todo ganhe com isso".

Cenário atual

Gontijo ressaltou que o setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC) brasileiro é "gigantesco". "Só o setor eletroeletrônico tem um faturamento de quase R$ 200 bilhões por ano. São mais de 130 mil postos de trabalho diretos. Mas não é só o setor eletroeletrônico. Outros que não usam essas tecnologias vão começar a usa-la, como os setores agrícola e da saúde."

Leia também: Facebook ativa 'Safety Check' para usuários da rede em Londres

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Mariana Goldfarb Há 17 Horas

Mariana Goldfarb fala sobre ex-relação abusiva e violência psicológica

fama Claudio Cinti Há 17 Horas

Ex-ator da Globo pede ajuda financeira na web após grave doença

politica PF Há 17 Horas

'Punhal Verde e Amarelo': plano de militares bolsonaristas era envenenar Lula e explodir Moraes

fama Rio de Janeiro Há 23 Horas

Bruno Gagliasso é acusado de calote milionário em venda de casa; entenda

mundo DONALD-TRUMP Há 22 Horas

Trump sugere que declarará emergência nacional para promover deportações

mundo País de Gales Há 17 Horas

Mãe revela mensagem enviada ao filho antes de acidente fatal

lifestyle Alimentos Há 21 Horas

Quatro alimentos que 'sugam' o açúcar do sangue e ajudam na perda de peso

politica PF Há 20 Horas

PF prende general e 'kids pretos' que teriam planejado golpe e assassinato de Lula e Alckmin

fama Bee Gees Há 21 Horas

Morre Colin Petersen, ex-baterista dos Bee Gees, aos 78 anos

justica Rio de Janeiro Há 23 Horas

Filho é preso por matar a mãe em condomínio de luxo na Barra da Tijuca