© REUTERS/Max Rossi
Uma exposição que mostra ao público projetos de requalificação da área do Fórum Romano ficará aberta até o dia 2 de abril, na Cúria Júlia, em Roma.
PUB
A iniciativa é de curadoria do arquiteto Pier Federico Caliari e foi organizada pela Superintendência do Coliseu e da Área Central de Roma e pela Academia Adrianea.
O Premio Piranesi, realizado em 2016, foi o primeiro concurso internacional desde 1934 dedicado à requalificação da área da Via dei Fori Imperiali, que cruza a zona arqueológica da capital italiana. Para concorrer, cada grupo tinha de ser formado por escolas e departamentos de arquitetura europeus, com colaboração direta de estúdios profissionais.
A mostra expõe 38 projetos, e cada um deles tem duas mesas para exibir suas imagens, desenhos e planejamentos. Há ainda três maquetes selecionadas: a de Riccardo Petrachi e Luigi Franciosini, da Universidade Roma Tre (primeira colocada no concurso); a de Guillermo Vasquez Consuegra e Carmen Andriani, da Universidade de Gênova, que teve menção especial; e a de Luca Basso Peressut, com colaboração da Academia Adriane, organizadora do prêmio. A escolha da Cúria Júlia como local da mostra não foi por acaso.
Antiga sede do Senado Romano, o edifício é vizinho ao Fórum de César, primeiro dos Fóruns Imperiais a ser construído, e foi encontrado durante as demolições realizadas na Via do Impero, atual Via dei Fori Imperiali. (ANSA)