© Jason Reed / Reuters
Milhares de pessoas devem ser retiradas das suas casas pelas autoridades australianas nesta segunda-feira (27) por conta da chegada do ciclone "Debbie", considerado o mais potente dos últimos anos. O fenômeno natural deve atingir o nordeste do país nesta terça-feira (28).
PUB
Segundo o Escritório de Meteorologia australiano, a tempestade será a mais potente a afetar a Austrália desde o ciclone "Yasi", que causou inúmeros danos no litoral do país em 2011.
De acordo com a "Agência EFE", os meteorologistas informaram que o ciclone deve tocar a terra perto da cidade de Townsville, com um núcleo de 100 quilômetros de largura e ventos de 230 km/h em seu centro.
"A força dos ventos esperados na região de Townsville será mais severa que aquela que experimentamos com o 'Yasi'", informou a chefe do governo de Queensland, Annastasia Palaszczuk, em entrevista coletiva concedida nesta segunda.
Um alerta foi emitido entre as cidades de Cardwell e St Lawrence, que inclui Townsville, Mackay, Bowen, Collinsville e as ilhas de Whitsunday.
Mais de mil soldados dos serviços de emergência e das forças armadas do país estão na região para auxiliarem em ações preventivas.
As regiões que serão afetadas estão sendo evacuadas. As companhias aéreas Jetstar, Virgin e Qantas cancelaram voos para o local, segundo a agência australiana "AAP".
Leia também: Avalanche atinge resort de esqui e deixa mortos no Japão