Aprovação de Trump cai após derrota no Congresso, diz pesquisa

O Gallup rastreia diariamente o percentual de americanos que aprovam ou desaprovam o trabalho de Trump

© Reuters

Mundo Sondagem 27/03/17 POR Folhapress

A aprovação do presidente Donald Trump atingiu um novo patamar de baixa nas pesquisas do instituto Gallup. A sondagem, divulgada nesta segunda-feira (27), captou o efeito da derrota do projeto de reforma do Obamacare na Câmara, na semana passada.

PUB

De acordo com o levantamento, 36% dos adultos dizem apoiar o desempenho do presidente americano, contra 57% que o desaprovam. O resultado mais baixo anteriormente apurado foi de 37% de aprovação, em meados de março.

O Gallup rastreia diariamente o percentual de americanos que aprovam ou desaprovam o trabalho de Trump.

As opiniões são colhidas por entrevistas telefônicas com aproximadamente 1.500 adultos e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O resultado anunciado nesta segunda-feira é uma média de levantamentos feitos de sexta (24), dia da derrota republicana na Câmara, a domingo (26).

Desde o início de seu governo, Trump tem obtido maus resultados nas pesquisas -seu antecessor Barack Obama deixou o cargo com 58% de aprovação.

Embora venha implantando uma série de medidas prometidas em campanha, como desregulamentações na área ambiental, a derrota na Câmara e nas tentativas de impor restrições à imigração (por duas vezes barradas na Justiça) desgastam a imagem e a credibilidade política do presidente.

É muito cedo para juízos mais consistentes sobre os desdobramentos do governo, mas é certo que a situação política tornou-se mais complicada com as cisões que se explicitaram no Partido Republicano. O presidente manifestou sua decepção com correligionários, em especial com a ala parlamentar mais conservadora, chamada Caucus da Liberdade.

Ao mesmo tempo, o republicano fez acenos para os democratas na tentativa de ampliar o apoio no Congresso para levar adiante sua agenda.

Teoricamente, a proposta de Trump de implementar um plano de investimento em infraestrutura poderia contar com votos da oposição. Mas o próximo grande desafio na Câmara deve ser o projeto de reforma tributária.

Aparentemente com mais trânsito entre os republicanos, que historicamente inclinam-se por redução de impostos, a reforma pode encontrar obstáculos inesperados depois da crise que se instalou no partido depois do fracasso na reforma do Obamacare. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 17 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 16 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 10 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 17 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Realeza britânica Há 9 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 18 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 17 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 12 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 12 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

brasil Tragédia Há 17 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos