Itália prende terroristas que planejavam ataques em Veneza

Grupo é originário de Kosovo e atuava no centro da cidade

© REUTERS/Stefano Rellandini

Mundo CIDADE TURISTÍCA 30/03/17 POR Ansa

A polícia italia desmantelou na madrugada desta quinta-feira (30) uma célula terrorista na zona central de Veneza que planejava atentados na cidade, uma das mais turísticas do país. A operação foi conduzida pela Direção Distrital Antimáfia e Antiterrorismo do município. Ao menos três pessoas foram detidas, além de um menor de idade. Todos são originárias de Kosovo e residentes na Itália com visto de permanência regular.   

PUB

Um deles tinha acabado de voltar da Síria, onde recebeu treinamento de extremistas islâmicos. A polícia também executou 12 mandados de busca, dos quais 10 ocorreram em Veneza, um em Mestre e outro em Treviso.

Os detidos foram identificados como Fisnik Bekaj, de 24 anos, Dale Haziraj, de 25 anos e já conhecido pelas forças de segurança por um episídio de ameaça a seu chefe, e Arjan Babaj, 27 anni.   

A célula terrorista foi descoberta pela polícia italiana e teve suas atividades monitoradas até que toda sua dinâmica operacional fosse identificada. As autoridades conseguiram seguir os rastros deixados pelos jihadistas, assim como os locais que eles frequentavam e as pessoas que tentavam radicalizar. Em uma das conversas interceptadas, um dos extremistas orientava seus parceiros a explodir uma bomba em Rialto, onde fica a ponte mais famosa da cidade.

"Em Veneza, você ganhará o paraíso rapidamente devido ao grande número de descrentes que tem aqui.   Coloque uma bomba em Rialto", disse. As autoridades italianas e o governador da região do Vêneto, Luca Zaia, celebraram as prisões. "Estas notícias são as que nos fazem sentir mais segurança", comentou.

Mas a identificação de uma célula terrorista na Itália fez com que partidos de extrema-direita pedissem medidas mais restritivas de acesso de imigrantes ao país. "Acredito que seja necessário blindar as fronteiras da Itália, marcar e controlar quem entra e quem sai do país, porque amanhã pode ser tarde demais", disse o líder do partido Liga Norte, Matteo Salvini. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 14 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 14 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 8 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 15 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 23 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 7 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 15 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 15 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 10 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

brasil Tragédia Há 14 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos