© Reuters
O presidente dos EUA, Donald Trump, vai assinar duas ordens executivas na sexta-feira para reprimir o comportamento comercial inadequado que afeta a economia americana e aumenta o déficit, disse o secretário do Departamento de Comércio, Wilbur Ross, em uma teleconferência.
PUB
Uma das ordens vai se concentrar em uma grande revisão das razões por trás do déficit cada vez maior dos EUA, enquanto o outro abordará questões relacionadas a antidumping (correção de preços baixos dos produtos através de impostos para frear a competição com a indústria nacional) e compensação.
"Uma ordem pede que o comércio e o representante comercial dos EUA façam um relatório em larga escala para tentar identificar todas as formas de abuso comercial e todas as práticas não recíprocas que agora contribuem para o déficit comercial dos EUA", afirmou Ross na quinta-feira.
Após 90 dias, o Departamento de Comércio informará a Trump suas descobertas com detalhes sobre países que contribuem para o déficit comercial dos EUA, afirmou Ross.
A segunda ordem pede uma aplicação mais rigorosa das políticas comerciais pelo governo dos EUA para tratar de questões relacionadas com os direitos antidumping e compensatórios, acrescentou Ross.
A assinatura vem uma semana antes do encontro entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente chinês, Xi Jinping. Na quinta-feira, o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, disse que os líderes terão de abordar "grandes questões" de "segurança econômica". (Sputnik)
Leia também: Trump receberá líder chinês em seu resort na Flórida