© China Press/Reprodução
Cinco meses depois de implantar uma orelha no braço de um paciente, cirurgiões plásticos chineses anunciaram, nesta sexta-feira (31), que o membro foi transplantado com sucesso para o lado direito da cabeça de Ji, sobrenome do homem que sofreu um grave acidente de carro há cerca de um ano.
PUB
A cirurgia, realizada em um hospital em Xi'an, capital da Província de Shaanxi, no noroeste da China, durou sete horas. Antes da intervenção divulgada nesta sexta-feira, o procedimento foi dividido em três partes. Cirurgião responsável, Guo Shuzhong detalhou, conforme a Rádio China Internacional, que a primeira foi a fixação de expansor de pele no braço de Ji, seguida da extração da cartilagem da costela para esculpir uma nova orelha, com ajuda de impressora 3D.
A cartilagem foi depois implantada sob a pele expandida no braço do paciente. A terceira e última fase, realizada nesta quarta-feira (29), foi o transplante propriamente dito. Guo declarou às agências internacionais que a cirurgia foi bem-sucedida. Ji segue internado, em condições estáveis, e deve receber alta médica em duas semanas.
Leia também: Cientistas criaram o primeiro robô com 'menstruação'