Órgão eleitoral confirma vitória de governista no Equador

O oposicionista ainda não aceitou a derrota e vem fazendo desde o domingo (2) discursos em diferentes sedes do CNE pelo país

© Reuters / Mariana Bazo

Mundo Notícias do Mundo 04/04/17 POR Folhapress

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do Equador declarou o governista Lenín Moreno vencedor das eleições presidenciais, no começo da tarde desta terça-feira (4).

PUB

"Após contabilizar 99,65% dos votos, podemos informar ao país os resultados oficiais, que já são irreversíveis", disse o presidente do órgão, Juan Pablo Pozo.Moreno conquistou 51,16% dos votos, contra 48,84% de Guillermo Lasso –uma diferença de 229,4 mil votos.

Em suas primeiras declarações como presidente eleito, na sede do Alianza País, Moreno disse que o candidato derrotado deveria "parar de gastar dinheiro em campanha eleitoral". Voltou a dizer que seu governo será de conciliação e que espera dialogar "com toda a cidadania".

Ele também chamou a atenção de um jornalista que o chamou de "candidato". "Desde que o CNE divulgou os resultados no começo da tarde, peço que me tratem com respeito e me chamem de "presidente eleito".

Lasso ainda não aceitou a derrota e vem fazendo desde o domingo (2) discursos em diferentes sedes do CNE pelo país, pedindo recontagem de votos e a impugnação da apuração, alegando fraude. Ele afirmou que apresentará um pedido formal nesta quarta.

O resultado, porém, já foi reconhecido pelos países e organizações da região.Os primeiros mandatários a cumprimentar Moreno foram Evo Morales (Bolívia) e Nicolás Maduro (Venezuela).

Na sequência, em redes sociais, Moreno foi saudado por Michele Bachelet (Chile), Mauricio Macri (Argentina) e Michel Temer (Brasil).

A Organização dos Estados Americanos (OEA), que enviou ao país uma missão observadora coordenada pelo ex-presidente dominicano Leonel Fernández, elogiou, na segunda-feira (3), a "participação democrática" da população e pediu que eventuais questionamentos sejam feitos pela via institucional. Com informações da Folhapress.

Leia também: Casa Branca 'culpa' Obama por suposto ataque químico de Assad

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 22 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 22 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 20 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 22 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 22 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 22 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 21 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 22 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 20 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia