© Reuters
O Parlamento Europeu aprovou nesta quarta-feira (5) o documento com as resoluções para a negociação sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, o chamado "Brexit".
PUB
Com 516 votos a favor, 50 abstenções e 133 votos contrários, o documento foi aprovado por larga maioria e contou com o apoio dos principais grupos políticos do Parlamento - de esquerda e de direita.
Entre as prioridades estabelecidas pelo documento, estão os direitos dos cidadãos europeus que vivem no Reino Unido, a proteção do acordo de paz na Irlanda do Norte e o respeito aos compromissos financeiros feitos pela Grã-Bretanha com o bloco.
Comissão Europeia
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou nesta quarta-feira que as negociações do Brexit devem seguir em "espírito de amizade e abertura, sem hostilidades" não sendo esse o momento para "deixar-se levar pelas emoções".
Pouco antes do início da votação no Parlamento Europeu, Juncker havia pedido ainda que os eurodeputados demonstrassem "união" tanto agora para a aprovação do documento, como ocorreu posteriormente, e também durante todo o período de negociações.
O início formal do processo do Brexit foi ativado no dia 29 de março pelo governo da premier britânica Theresa May e deve ter duração de dois anos - salvo prorrogação. A carta com o pedido de saída da União Europeia foi entregue após os britânicos terem votado em referendo pela separação com a UE. (ANSA)
Leia também: Seis são detidos em São Petersburgo suspeitos de apoiarem terroristas