'Deus me deu a graça de reconhecer o valor das mulheres', diz Temer

Afirmação foi dada durante encontro com deputadas federais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

© Adriano Machado / Reuters

Política Brasília 05/04/17 POR Folhapress

Um mês depois de ter cometido gafes sobre o papel das mulheres na sociedade, o presidente Michel Temer afirmou nesta quarta-feira (5) que Deus lhe deu a graça de reconhecer o valor do sexo feminino.

PUB

Em encontro com deputadas federais da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), o peemedebista disse que, durante sua trajetória pública, tem praticado gestos em homenagem às mulheres.

"Eu acho que Deus me deu a graça de ao longo do tempo praticar alguns gestos de homenagem às mulheres e de reconhecimento do valor das mulheres", afirmou.

No mês de março, no Dia Internacional da Mulher, o presidente foi criticado por ter afirmado que tem "convicção do quanto a mulher faz pela casa" e ressaltado sua importância para a formação dos filhos que, segundo ele, é "seguramente" de responsabilidade da mãe.

As declarações foram avaliadas por membros de sua equipe como "infelizes" e geraram repercussão nas redes sociais, o que levou o presidente a iniciar uma estratégia de redução de danos, com discursos em defesa das mulheres.

Nesta quarta-feira (5), por exemplo, ele lembrou que, quando secretário da Segurança Pública de São Paulo, criou a primeira delegacia da mulher, em 1985, e também a procuradoria parlamentar da mulher quando cumpria mandato de deputado federal.

"No Brasil, havia uma regra constitucional que dizia que todos são iguais perante a lei. Quando reinauguramos o Estado brasileiro, em 1988, colocamos que homens e mulheres são iguais em direitos e deveres. Parece pouco esse avanço vocabular, mas é a significação da presença cada vez mais efetiva da mulher na sociedade e no Poder Legislativo", disse.

O peemedebista ressaltou ainda que, embora as mulheres correspondam a apenas 10% das cadeiras do Congresso, "elas são os deputados federais mais atuantes e que mais se mobilizam em grandes temas nacionais".

"Temas difíceis, muitas vezes do próprio governo, são encarados com muita tranquilidade pelas colegas deputadas e senadoras e são levados adiante com vigor na palavra e na ação parlamentar", afirmou.

No início do encontro, que foi fechado ao veículos de imprensa, Temer participou de uma oração convocada por uma das parlamentares presentes.

VISTOS

O presidente aproveitou o encontro para ratificar carta que facilita a liberação no Brasil de vistos para estudantes de países de língua portuguesa, como de Portugal, Angola e Moçambique.

Ele ressaltou que a medida ocorre em um momento em que ressurgem no cenário internacional "tendências isolacionistas" e que a resposta do governo brasileiro é a oposta: por mais "integração, cooperação e diálogo".

"Nós esperamos que todos sejam líderes forjados no respeito à diversidade, que hoje muitas vezes sofre uma restrição, e no exercício da tolerância, que são marcas da nossa comunidade", disse. Com informações da Folhapress.

Leia também: Cacique do PSDB critica disputa interna com vistas à eleição de 2018

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia PIS-Pasep Há 15 Horas

PIS-Pasep: quando abono de 2025 será pago?

mundo Uzbequistão Há 15 Horas

Tratador acaba filmando a própria morte em jaula com leões

mundo China Há 15 Horas

HMPV: vírus respiratório enche hospitais na China e acende alerta

mundo EUA Há 23 Horas

Queda de aeronave na Califórnia mata duas pessoas e deixa 19 feridas

esporte F1 Há 18 Horas

Michael Schumacher completa 56 anos; como está a saúde do ex-piloto de Fórmula 1?

fama GUSTTAVO-LIMA Há 15 Horas

Gusttavo Lima diz que procura partido para se candidatar a presidente do Brasil

fama Justiça Há 22 Horas

Ex-BBB Gabriel Santana é surpreendido em casa por policiais que investigavam tráfico de drogas

fama Justiça Há 20 Horas

Ex-MasterChef nega estupro e afirma que conheceu garota em aplicativo de namoro

fama Relacionamentos Há 23 Horas

Duda Santos desmente boatos de romance com João Vitor Silva após virada de ano juntos

esporte Portugal Há 15 Horas

Família de jogador relata xenofobia em Portugal